Instituto realiza pesquisa no Aeroporto de Salvador para traçar perfil de turistas estrangeiros
Maioria dos turistas internacionais vêm de países vizinhos, europeus e dos Estados Unidos

Foto: Reprodução I Setur
O Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) atua em Salvador até o final deste mês para traçar o perfil dos turistas internacionais que visitam a Bahia. A série de entrevistas estão sendo realizadas no aeroporto internacional de Salvador.
A pesquisa faz parte da terceira etapa do estudo da Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo (MTur). Mais 23 cidades, como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza e Recife, integram o escopo da pesquisa de abrangência nacional.
A pesquisa é realizada em quatro etapas e vai permitir a identificação da origem e perfil socioeconômico, motivação da viagem, gasto médio e tempo de permanência. Os resultados devem ser divulgados pelo MTur no primeiro semestre de 2020.
Resultados anteriores
Na última edição da pesquisa, referente ao ano de 2018, apresentou que o país recebeu mais de 6,6 milhões de turistas estrangeiros. Na época, 65,4% deles chegaram ao Brasil via transporte aéreo.
Os resultados referentes ao estado da Bahia apontam que os principais mercados emissores foram os países vizinhos do Brasil, como: Argentina, Chile e Uruguai, além dos Estados Unidos, e dos países europeus: Portugal, Itália e Alemanha.
O lazer foi o principal motivo da vinda de estrangeiros para a Bahia. Mais de 75% dos turistas internacionais que desembarcaram no estado tinha a finalidade de aproveitar os programas turísticos da Bahia.
Dentre os destinos mais visitados estavam a capital do estado, Salvador, seguida de Porto Seguro e Mata de São João, que engloba as Costas de Sauipe, Imbassaí e Praia do Forte.


