Integrantes de grupo especializado em roubo de caminhões e cargas são presos em Vitória da Conquista
Oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em municípios da Bahia e de Goiás.

Três integrantes de uma organização criminosa especializada em roubo de caminhões e cargas em rodovias foram presos na manhã desta terça-feira (14) no bairro Brasil, em Vitória da Conquista (BA). Realizadas pela Polícia Civil, as prisões ocorreram no bojo da Operação Heritage.
Segundo a corporação, as investigações sobre o grupo começaram em abril de 2025 quando diversos roubos de veículos e cargas foram praticados na Bahia e no norte de Minas Gerais, em rotas com destino final em Vitória da Conquista.
A associação criminosa atuava com roubos noturnos, realizava sequestro breve dos motoristas, promovia a troca imediata das placas e deslocava os veículos para a região entre Planalto e Vitória da Conquista, onde eram desmanchados e adulterados. Veículos de apoio eram utilizados tanto para reconhecimento de alvos quanto para suporte logístico nas ações.
Um Relatório de Inteligência Financeira demonstrou que os criminosos movimentaram mais de R$ 10 milhões em um ano, havendo indícios de lavagem de dinheiro e ocultação de bens.
Durante a ação, também foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos municípios de Itapetinga (BA) e Itumbiara (GO). Em Vitória da Conquista, parte dos mandados foram cumpridos em um condomínio de alto padrão, onde os investigados viviam em situação de luxo.
Ao todo, foram apreendidas diversas cabines e motores de caminhões, celulares e computadores, que passarão por perícia.
Um centro automotivo situado na BR-116, no km 805, também foi alvo da operação O estabelecimento, que pertence a um homem de 38 anos apontado como líder do grupo, funcionava como ponto de desmanche, adulteração e receptação de veículos de carga roubados. O suspeito possui diversas passagens por receptação, roubo e adulteração de veículos.
As investigações continuam para localizar outros membros da organização criminosa e judicializar todos os responsáveis.


