Internação por câncer de intestino cresce 64% em uma década

Consumo de alimentos ultraprocessados, tabagismo e alcoolismo são principais causas

Por Da Redação
Ás

Internação por câncer de intestino cresce 64% em uma década

Foto: Reprodução/Pixabay

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), feito em parceria com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), mostra que o número de internações por câncer de intestino aumentou 64% nos últimos dez anos. Um especialista ouvido pelo jornal Folha de S. Paulo explica que o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e a redução do consumo de fibras, somados a sedentarismo, tabagismo e alcoolismo, são as principais causas do crescimento dos cânceres intestinais.

“O câncer colorretal sempre foi prevalente, mas os números vêm aumentando, e ele já é o segundo mais comum tanto para homens quanto para mulheres”, explicou o cirurgião Marcelo Averbach, coordenador nacional da campanha março azul para prevenção do câncer de intestino. 

“O aumento do número de casos é decorrente, basicamente, de condições ambientais, sobretudo da dieta, rica em alimentos ultraprocessados e embutidos, baixa ingestão de fibras e de líquidos. Além disso, há outras questões comportamentais, como sedentarismo, tabagismo e alcoolismo”, completou.

Dados

Os registros de internação, segundo o levantamento, mostram números alarmantes: foram 657.183 hospitalizações no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de câncer de intestino entre 2012 e 2021. Neste mesmo período, foi observado um crescimento de 64% das internações.

Já os dados de mortalidade decorrentes desse tipo de neoplasia indicam que, somente em 2021, foram registrados 19.924 óbitos por câncer do cólon, da junção retossigmoide e do reto, alta de 40% em relação a 2012.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário