Internet é aliada para expandir venda direta de produtos e obter renda extra

A alternativa serve tanto para desempregados como para quem ganha pouco no emprego

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Internet é aliada para expandir venda direta de produtos e obter renda extra

Foto: Reprodução

Segundo a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios Contínua (PNAD Contínua), divulgada em fevereiro deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Salvador fechou o ano de 2018 com uma taxa de desocupação de 16,1%, porcentual acima dos 14,8% de 2017, e voltou a subir no ranking de desocupação entre as capitais (do 9º para o 7º lugar). Com o desemprego em alta na capital baiana é grande o número de pessoas que buscam renda extra, enquanto o emprego não vem.

Mas, quem está empregado formalmente e não ganha uma renda suficiente para cobrir as despesas mensais da família, também precisa complementar os seus rendimentos. Essa necessidade de ganho extra faz com que muitas pessoas procurem as plataformas online para divulgarem produtos e expandirem as vendas diretas aos consumidores.

Melina Salomão, 30, trabalha com vendas online de calçados e acessórios há pouco mais de três anos. “Escolhi a forma online por falta de recursos para montar uma loja física e também pelo alcance rápido a várias pessoas ao mesmo tempo, que a internet proporciona”, disse.

Inicialmente ela estava desempregada e esta era a sua renda principal, mas, hoje é um rendimento complementar, que fica entre R$ 600 a R$ 800. “Agora tenho um trabalho formal e o tempo é mais reduzido. Escolhi trabalhar com vendas de calçados e acessórios por ser um algo indispensável, seja para adulto ou criança, homem ou mulher”, explica.

Josiane Rosa, 30, também trabalha de carteira assinada, mas revende produtos da Rommanel e Natura. “Busquei essa renda para complementar o salário”, conta. Ela ganha R$ 978,00 no emprego formal e consegue mais R$ 200,00 com as revendas. “Uso o Instagram e os cartões de visita para divulgar. Se não trabalhasse e tivesse mais tempo poderia até ganhar mais, afinal as pessoas sempre precisam dos produtos tanto para si como pra presentear”, diz.

Ela ressalta que geralmente em épocas comemorativas consegue vender mais e o faturamento aumenta. “Em dezembro consegui R$ 700,00. Porém, ainda não estava trabalhando e tinha mais tempo pra me dedicar às vendas. Comecei a trabalhar no final de dezembro”, conta ela, que tem o sonho de atuar como psicóloga em um consultório.

Marketing digital- Segundo o consultor de marketing digital, Ramon Sobral, 32, a chegada das mídias sociais mudou a relação de comunicação entre as pessoas, e consequentemente, as relações para vendas. “O marketing digital vai além de ser uma ferramenta de vitrines para os produtos de uma empresa. Ele trouxe uma nova forma das empresas entenderem as dificuldades e demandas de seus consumidores”, ressalta.

Ainda de acordo com o consultor, o segredo para pessoas como Melina e Josiane alavancarem os negócios e as vendas é investir em conteúdo nas mídias sociais, seja informativo ou expondo o que vende. “Conteúdo gera visibilidade, que acaba atraindo atenção daquele consumidor para o negócio. O marketing digital ajuda a segmentar o público e consequentemente vai atrair consumidores diretos e interessados nos produtos”.

E acrescentou: “Criar uma relação familiar e não tão formal, como acontecia antes, com seus clientes, também faz com que alavanque as vendas. As pessoas não querem mais atendimento engessado. Investir nesse tipo de marketing é mais econômico, ganha tempo com atendimento e vendas e reforça (com uma boa estratégia de conteúdo) a atuação de seus produtos no mercado”, reforçou.

Para Sobral, as mídias sociais ganharam uma importância maior que os sites. “Hoje, o consumidor pesquisa primeiro se a empresa investe em mídias sociais, só depois que partem pros sites de busca”, concluiu o especialista.

 

 

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