Será que vale a pena poupar?
Saiba como funciona o investimento em poupança

Foto: Reprodução
Ainda com rendimento pequeno, a caderneta de poupança é a forma de investimento utilizada por 62 milhões de brasileiros, o que representa, segundo o Banco Central (BC), quase 85% dos investidores do país. A popularidade entre os brasileiros pode estar ligada à facilidade de se abrir uma conta deste tipo em qualquer banco e de realizar os depósitos, que rendem mensalmente.
Este rendimento até 2012 era fixo em 0,5%, mas, a partir do referido ano, uma reforma na economia fez com que o rendimento passasse a ser calculado com base na taxa Selic (taxa básica de juros) e na taxa referencial (TR), assim se tornou menos rentável. Se a Selic estiver em um patamar até 8,5%, a poupança passa a render 70% desse valor. Caso ultrapasse os 8,5%, o rendimento passa a ser 0,5% mais a TR.
Como, desde o ano passado, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) tem mantido a Selic em 6,5%, o rendimento têm sido de 4,55% ao ano, ou seja, 70% da taxa. Mas, ainda desconta a inflação do período. Com isso, em 2018, o rendimento dos investidores ficou aproximadamente 1,2% ao ano, independentemente do banco escolhido para abrir a conta.
Embora o vendedor Daniel Ribeiro, 35, considere importante economizar dinheiro, para ele, na atual conjuntura, a carga tributária é tão agressiva, que não sobra nada para poupar. “Não tenho dinheiro nem para pagar as contas, muito menos para deixar parado na poupança que não rende nada”, disse.
Ainda de acordo com Ribeiro, o que pesa mais, faz estourar o orçamento e o impede de poupar são os gastos com alimentação e transporte. “Em 2014 eu postava no Facebook, achando um absurdo, o combustível custar R$ 3,00 em Porto Seguro, enquanto aqui [em Salvador] custava R$ 2,50. Cinco anos depois ele custa o dobro. A inflação neste período foi de 100%? Não mesmo”, reclamou.
Vantagem - O analista de sistemas Cleiton Alves, 31, acredita que a única vantagem de deixar um dinheiro na poupança é quando você precisa de uma liquidez rápida ou do dinheiro de imediato. “Imagine, que ocorreu uma emergência no fim de semana ou em um feriado no final da noite. Com a poupança, você consegue retirar o dinheiro instantaneamente, já se tiver num investimento no Tesouro, em um fundo ou em ações, você tem um horário pra resgatar, geralmente de um dia para o outro”, ponderou.
Já para quem, diferente de Daniel, consegue juntar umas economias por mês, pelo menos 10% do ganha (o recomendado por especialistas), uma dica é ficar atento a um detalhe importante: Como a caderneta de poupança não tem uma rentabilidade diária, apenas mensal e anual, retirar o dinheiro antes da data de aniversário do depósito implica em menor rentabilidade.
💰