/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Intervenção de Lira em comissão abre caminho para reforma tributária proposta por Guedes

Notícias
Economia

Intervenção de Lira em comissão abre caminho para reforma tributária proposta por Guedes

Primeira parte das mudanças envolve fusão do Pis com o Cofins

Por Da Redação
Intervenção de Lira em comissão abre caminho para reforma tributária proposta por Guedes
Foto: Reprodução/Diário Digital

A discussão sobre uma fusão ampla de impostos federais, estaduais e municipais foi praticamente inviabilizada no Congresso após a intervenção feita pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Lira abriu caminho para o avanço do plano do ministro Paulo Guedes (Economia), que quer mudanças no sistema tributário de forma fatiada, começando apenas pela fusão dos impostos federais PIS e Cofins. 

Agora, as negociações entre governo e aliados preveem que a reforma deve ser repartida em até cinco projetos que serão distribuídos entre Câmara e Senado que, de acordo com interlocutores do Palácio do Planalto ouvidos pela Folha de São Paulo, deu aval ao acordo.

Lira atendeu os interesses do governo nesta terça-feira (4) ao acabar com a comissão especial da Câmara sobre a reforma tributária, permitindo que a PEC 45, que trata do tema, fique restrita ao plenário. A decisão foi anunciada somente depois que o relator da comissão mista, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou seu parecer que contrariava o Executivo.

Em busca de apoio ao Plano Mais Brasil, que buscava reformar regras orçamentárias e rever despesas, foram produzidas três PECs (Propostas de Emenda à Constituição). O pacote lançado pela equipe econômica em 2019 acabou sendo, posteriormente, reunido em apenas um texto que foi aprovado em 2021.

A ideia é começar pela junção de PIS e Cofins na nova CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços). O projeto de lei sobre o tema já foi enviado pelo Executivo no ano passado. A equipe econômica também quer avançar na unificação da legislação de ICMS e também do ISS, com limitação no número de alíquotas que governadores e prefeitos poderão escolher (evitando a guerra fiscal entre eles e diminuindo a quantidade de diferentes regras tributárias pelo país).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102