• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Investigação aponta corte no fornecimento de combustível antes de queda de avião da Air India

Investigação aponta corte no fornecimento de combustível antes de queda de avião da Air India

Um dos pilotos chegou a questionar o outro sobre por que ele havia cortado o motor, mas o colega respondeu que não o havia feito

Por Da Redação
Ás

Investigação aponta corte no fornecimento de combustível antes de queda de avião da Air India

Foto: Reprodução/AeroIn

O relatório preliminar, divulgado nesta sexta-feira (11), sobre a queda do avião que matou 260 pessoas da Air India, na Índia, revela que o fornecimento de combustível para os motores da aeronave foi cortado 29 segundos antes do impacto.

O relatório revela que os dois botões de fornecimento de combustível (um para cada motor do Boeing 787) foram postos na posição "executar" para "cortado". 

O relatório deixa implícito a probabilidade de um dos pilotos ter desligado o fornecimento de combustível de forma proposital, pelo fato de um deles afirmar, segundo a caixa preta: "Um dos pilotos é ouvido perguntando ao outro por que ele cortou [o fornecimento de combustível]. O outro piloto responde que não fez isso".

Ainda não foi esclarecido quem reclamou, se foi o comandante da aeronave ou o copiloto, muito menos o estopim para o combustível ter sido cortado.

O especialista americano em segurança da aviação John Cox disse que um piloto não conseguiria acionar os botões de distribuição de combustível por acidente.

“Não dá para esbarrar neles e eles se moverem”, afirmou.

Ainda foi revelado que não houve orientação a Boeing ou à fabricante do motor, o que é um indicativo de que a investigação vai focar em outras hipóteses. 

As autoridades já tinham comunicado, anteriormente, que após chegar a 198 metros de altura o avião começou a perder altitude.

O voo iria para o aeroporto de Gatwick, em Londres. A aeronave tinha 169 passageiros indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. Na queda, o avião causou estragos no alojamento de uma faculdade de medicina em uma área residencial. Ao todo, 29 pessoas morreram que estavam no prédio.

Veja mais sobre o assunto: 

Avião da Air India similar ao envolvido em acidente que deixou 279 mortos apresenta problemas técnicos e tem voo interrompido

Vídeo: avião com mais de 240 pessoas cai segundos após decolagem na Índia


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário