• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • IPCC: Em melhor cenário, temperatura global pode subir 1,5°C em duas décadas

IPCC: Em melhor cenário, temperatura global pode subir 1,5°C em duas décadas

O relatório do IPCC subiu o tom na atual edição com relação à gravidade da questão climática

Por Da Redação
Ás

IPCC: Em melhor cenário, temperatura global pode subir 1,5°C em duas décadas

Foto: Reprodução

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês) divulgou um relatório nesta segunda-feira (9) é alarmante e traz o embasamento científico para os problemas ambientais cujos sintomas têm sido vistos, com cada vez mais recorrência, na prática: por conta da atividade humana, o mundo está a um passo de entrar em um colapso climático.

Os exemplos disso são o frio recorde no Brasil — e uma estiagem que já ameaça o fornecimento de energia elétrica. Inundações históricas em regiões da Europa. Incêndios florestais nos Estados Unidos. Onda de calor sem precedentes no Canadá.

Segundo o relatório, a temperatura média do planeta subiu 1,1 grau desde a segunda metade do século 19, com o advento da Revolução Industrial. E, no melhor dos cenários, deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nas próximas duas décadas.

O documento do IPCC desenha 5 possíveis cenários para o futuro. São eles: SSP3 - 7,0 e SSP 5 - 8,5, cenários com altas emissões de gases de efeito estufa e CO2; SSP 2 - 4,5, cenário intermediário de emissões; e SSP 1 - 1,9 e SSP1 - 2,6, cenários com baixa emissão de gases de efeito estufa e CO2.

Assim, nos cenários mais pessimistas (SSP3 – 7,0 e SSP 5 – 8,5), o aquecimento global no século 21 superaria 2°C em relação ao período de 1850-1900. No cenário intermediário (SSP 2 - 4,5), seria extremamente provável um aquecimento global de 2°C e, nos cenários otimistas (SSP 1 – 1,9 e SSP 1 – 2,6), seria improvável um aquecimento global de 2°C. 

Conforme o texto, tal projeção carrega várias consequências: com temperaturas mais altas, o ciclo da água ocorre de maneira mais intensa; assim, o tempo fica desregulado, com cada vez maior ocorrência dos chamados eventos adversos — de longas secas a enchentes pontuais, passando por temperaturas elevadas que trazem danos para a produção de alimentos e até mesmo para saúde humana.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.