Ipea reduz projeção de alta para PIB Agropecuário de 2022 de 2,8% para 1%

Segundo instituto, queda foi motivada principalmente pela previsão do valor adicionado do setor agrícola

Por Da Redação
Às

Ipea reduz projeção de alta para PIB Agropecuário de 2022 de 2,8% para 1%

Foto: Divulgação/CNA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) informou nesta terça-feira (22), que reduziu sua previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do setor agropecuário brasileiro.

De acordo com o instituto, a  estimativa de alta do valor adicionado recuou de 2,8%, segundo a previsão divulgada em dezembro de 2021 pelo Ipea, para 1%.

O órgão ainda informou que a queda foi motivada principalmente pela previsão do valor adicionado do setor agrícola, que teve queda de 2,6% no mês de dezembro e 0,3% neste mês, devido a fatores como a estiagem no sul do país, e nos estados de São Paulo e Minas Gerais, que causou impacto na produção de soja.

Os produtos que evitaram uma queda maior na previsão do PIB foram o Milho, que teve alta estimada de 23,9% e a cana-de-açúcar, que cresceu 20,6%. Entretanto, o IPEA relatou que um possível problema climático que afete as lavouras pode resultar na queda do valor.

O instituto ainda informou que a estimativa de crescimento do valor adicionado pecuário também caiu, mas de forma mais moderada, de 3,6% em dezembro para 3% neste mês. O maior risco do setor pecuário é a redução da demanda por proteínas animais devido ao amento nos preços e da expectativa de uma atividade econômica reduzida em 2022.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário