Iphan é condenado a restaurar Faculdade de Medicina da UFBA

Instituição é a primeira faculdade do Brasil

Por Da Redação
Ás

Iphan é condenado a restaurar Faculdade de Medicina da UFBA

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal (MPF) obteve na Justiça Federal a condenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)  para que realize restauração e conservação dos prédios anexos II e III da Faculdade de Medicina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), situada no Largo do Terreiro de Jesus, no Pelourinho, em Salvador. 

De acordo com apuração do MPF, o imóvel encontra-se em péssimo estado de conservação, demandando reparos emergenciais. O prédio foi construído em 1553 e abriga a faculdade desde que foi fundada, em 1808, tendo sido a primeira instituição de nível superior do Brasil. 

Na sentença, assinada em 24 de outubro, a Justiça Federal determina que o Iphan apresente, no prazo de 120 dias, projeto para execução das obras de conservação de restauração dos imóveis, o qual deve ser elaborado em conjunto com a Ufba. A decisão ainda determina que sejam realizados serviços emergenciais no prazo de 60 dias, sob pena de multa de R$ 5 mil por dia de descumprimento.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.