Irmã de Paulo Guedes é nomeada para o Conselho Nacional de Educação

Lista com 9 novos membros pode ser revogada pelo governo eleito

[Irmã de Paulo Guedes é nomeada para o Conselho Nacional de Educação]

FOTO: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

A empresário Elizabeth Guedes, irmã do ministro da Economia Paulo Guedes, foi nomeada, nesta terça-feira (8), para o Conselho Nacional de Educação (CNE), órgão de Estado de assessoramento do Ministério da Educação (MEC) e tem mandato de 4 anos. A lista com 9 novos nomes, de um total de 24, foi publicada no Diário Oficial da União hoje.

O governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva, no entanto, avalia revogar a lista. Segundo o ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT), a equipe de transição pode "fazer uma recomendação no relatório de transição para equilibrar a composição do conselho".

Beth Guedes, como é conhecida, é presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), umas das entidades que atuam a favor do setor em questões de regulação junto ao governo. Ela representa na Anup a Faculdade de Medicina de Garanhuns (Fameg), instituição que integra a Afya, gigante do setor de cursos de medicina idealizada por Paulo Guedes antes de assumir o cargo no governo Bolsonaro.

Também foi conduzida ao órgão nesta terça a educadora Ilona Becskehazy, ex-secretária de educação básica durante a gestão do ex-ministro Abraham Weintraub. Marcia Sebastiani, educadora e consultora, também foi incluída na lista. 

Passam a integrar o órgão o presidente da ANEC (Associação Nacional de Educação Católica), Paulo Fossati, a reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Luciane Ceretta, e a secretária de Educação de Roraima, Leila Perussolo. Também foi nomeado o advogado André Guilherme Lemos Jorge, com ligações com a Uninove e próximo de integrantes do governo Bolsonaro.
 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Zelensky é incluído na lista de procurados pela Rússia, diz mídia estatal]

Governo de Vladimir Putin emitiu mandados de prisão para vários políticos ucranianos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!