Isaac Azar lança livro com as receitas emblemáticas do Paris 6!
Aos detalhes...

Foto: Rodolfo Regini
Restaurante dos famosos. Assim é conhecido o Paris 6, um hotspot de artistas em São Paulo. Para celebrar os 19 anos de história, seu criador, o restaurateur e empresário paulistano Isaac Azar, lança o livro Invadiram Minha Cozinha (Editora Nacional), que reúne 72 receitas e bastidores de um dos estabelecimentos gastronômicos de maior sucesso do Brasil. A marca se tornou uma rede com 11 unidades, dentre próprias e franquias, espalhadas pelo país, e é um ponto turístico nos Jardins, em São Paulo, onde nasceu.
O restaurateur e empresário paulistano Isaac Azar, fundador do Paris 6: cultura e gastronomia agora em livro. Crédito: Rodolfo Regini.
Pioneiro na capital paulista a funcionar 24 horas, o Paris 6 desde cedo atraiu boêmios e artistas, que terminavam suas peças e iam ao bistrô jantar madrugada adentro. No DNA, o conceito cultural e a ambientação das antigas brasseries e dos antigos cafés franceses. A inspiração na pulsante Paris dos anos 1920, capital cultural do mundo e das vanguardas. “Mais do que um livro de receitas, este é apenas o primeiro capítulo de uma história de vida chamada Paris 6. O restaurante nasceu não somente a partir da cozinha, mas da cultura. Sempre quis ver artistas e clientes compartilhando o mesmo ambiente. Sempre apoiamos o teatro e as artes. Agora, reunimos alguns dos nomes mais queridos da cultura brasileira e mostramos suas receitas preferidas que fazem parte do menu do restaurante. São histórias de afeto e de amizade”, destaca Isaac Azar.
No livro, a lista de receitas de famosos é extensa, de músicos e cantores (Milton Nascimento, Luísa Sonza, Péricles, Ludmilla, Sandra de Sá) a humoristas (Dani Calabresa, Tom Cavalcante), atores (Reynaldo Gianecchini, Tiago Abravanel, Chris Torloni), passando por nomes do esporte (Emerson Sheik, Rodrygo Goes) e influenciadores digitais (Boca Rosa, Viih Tube). A obra traz receitas de molhos versáteis (do sofisticado béchamel ao corriqueiro vinagrete), entradas, pratos principais e sobremesas que o leitor pode reproduzir em casa. Lá estão pratos que se tornaram icônicos na rede como o Entrecôte Grillée avec Frites à Ronnie Von (filé de costela grelhado com batatas fritas), Risotto aux Cèpes à Chris Torloni (risoto com cogumelos porcini), Escargots à Milton Nascimento e, para desespero dos críticos e dos puristas, o clássico petit gâteau francês transformado numa versão superlativa, o Grand Gâteau Chocolat & Nutella à Paloma Bernardi, suflê de chocolate levado ao forno e finalizado com um picolé espetado com creme de Nutella, morangos e farofinha. Até hoje, a sobremesa é o carro-chefe em todas as unidades da rede.
Isaac – que não gosta de ser chamado nem de chef e nem de restaurateur, mas de “comunicador” – conseguiu unir gastronomia e arte, criatividade e marketing, cultura e negócios. Comunicador nato, começou como vendedor de carros. Chegou a cursar Direito na USP e se formou em Administração de Empresas, na FAAP, mas a paixão pela gastronomia falou mais alto. E também as raízes. Na Polônia, antes da II Guerra Mundial e de migrarem para o Brasil, seus avós possuíam uma indústria de doces. As primeiras cozinhas que ele invadiu foram a de sua avó e de sua mãe, exímias cozinheiras. Depois, costuma brincar que teve a sua cozinha “invadida” pelos amigos famosos. Em 2004, tornou-se o primeiro assaggiatore (especialista em degustação de azeites) brasileiro formado pela Associação Nacional de Provador Profissional de Azeites da Unione Italiana delle Camere di Commercio, situada na Riviera Italiana.
No Paris 6, Isaac uniu seu poderoso mailing, que vai de Claudia Raia a Neymar, para alavancar os negócios. Fenômeno digital, o restaurante tem 1,5 milhão de seguidores no instagram. A primeira receita começou com o amigo Bruno Gagliasso, durante uma temporada de Um Certo Van Gogh. A peça, apoiada pelo Paris 6, contou com exposições de foto no restaurante. A partir daí, Isaac batizou os pratos com o nome de celebridades e a moda pegou. Receitas criadas a quatro mãos com amigos famosos. Muitas com origens comoventes. “Quando Reynaldo Gianecchini se tratava de um câncer, visitei-o no hospital e decidimos ir juntos a Israel. Foi lá que ele inventou o cordeiro com cuscuz de damasco”, explica Isaac. Moda de batismo de pratos que também é uma alusão à história gastronômica e cultural de Paris. “Assim como grandes chefs do passado parisiense – como Marie-Antoine Carême e Auguste Escoffier – homenageavam criações suas com nomes conhecidos da época, que, de certa forma, se relacionavam com eles, adotei essa mesma tradição no Paris 6”, diz o empresário e autor. Gastronomia e cultura na mesma receita de sucesso.
Ficha técnica:
Título: Invadiram Minha Cozinha: Receitas Históricas do Paris 6 desde 2006
Autor: Isaac Azar
Editora: Editora Nacional
Páginas: 160
Preço: R$ 159,92 (versão impressa – capa dura)
Onde comprar: nas principais livrarias do país
Vendas online: amazon.com.br