Israel critica declaração de Lavrov sobre Hitler e convoca chanceler russo
Em entrevista, ministro russo disse que líder nazista "tinha origens judaicas"

Foto: Reprodução/Redes Sociais
O ministro das Relações Exteriores de Israel, Yair Lapid, criticou nesta segunda-feira (2), em entrevista ao site de notícias YNet, a declaração do chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, de que Hitler "tinha sangue judeu" e convocou o embaixador russo para pedir "esclarecimentos".
Durante entrevista ao canal italiano Rete 4, Lavrov foi questionado sobre como a Rússia poderia alegar que precisava “desnazificar” a Ucrânia quando o presidente do país, Volodymyr Zelenskiy, era judeu. "O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apresenta este argumento: como o nazismo pode estar presente [na Ucrânia] se ele é judeu?", disse Lavrov, de acordo com uma transcrição no site de seu ministério. E acrescentou: "Posso estar equivocado, mas Hitler também tinha sangue judeu".
De acordo com Lapid, o embaixador russo será convocado para “uma conversa dura” sobre os comentários. “É uma declaração imperdoável e escandalosa, um terrível erro histórico, e esperamos um pedido de desculpas”, disse o ministro das Relações Exteriores.