• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Itália registra temperatura recorde de 48,8°C por causa de onda de calor

Itália registra temperatura recorde de 48,8°C por causa de onda de calor

Altas nas temperaturas acompanha a chegada de um anticiclone que vem sendo chamado de 'Lúcifer'

Por Da Redação
Às

Itália registra temperatura recorde de 48,8°C por causa de onda de calor

Foto: Reprodução

A Itália registrou uma temperatura recorde de 48,8º C nesta quarta-feira (11) por causa da forte onda de calor carregada pela chegada do anticiclone "Lúcifer", fenômeno formado em uma zona de alta pressão atmosférica. 

Na região da Calábria, conhecida como a ponta da bota italiana, e na Sicília, os bombeiros tiveram que realizar 300 intervenções nas últimas 12 horas para apagar focos de incêndio. Segundo os bombeiros, sete aviões Canadair foram mobilizados desde o amanhecer para lançar água sobre as chamas.

A Madonia, região montanhosa próxima à capital da Sicília, Palermo, está há vários dias cercada por chamas que são alimentadas pelo vento e pelo calor extremo. O fogo destrói plantações, casas e fábricas. O governador da Sicília, Nello Musumeci, pediu que fosse declarado estado de emergência para a Madonia. 

Na Calábria, as chamas ameaçam o Geoparque Global da Unesco de Aspromonte, um parque nacional do país. O presidente da ONG ambiental WWF Itália pediu nesta terça-feira (10)"a intervenção imediata de recursos aéreos adicionais". “Caso contrário, será tarde demais e perderemos para sempre um patrimônio de valor inestimável”, lamentou. Ele também pediu "aumento da vigilância no campo porque nas áreas onde os incêndios já foram extintos houve registros de novos focos, muitos originados por criminosos inescrupulosos".

Nos próximos dias, o anticiclone chamado de Lúcifer, deverá se deslocar para o norte, onde as temperaturas devem atingir entre 39 e 40 graus Celcius na Toscana (centro)  e no Lazio (região de Roma).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.