Itamaraty monitora situação de 183 brasileiros detidos quando tentavam entrar ilegalmente nos EUA
Imigrantes estão apreendidos em uma unidade da Alfândega e Proteção de Fronteiras desde 23 de julho

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
O Ministério das Relações Exteriores acompanha a situação dos 183 brasileiros que foram detidos quando tentavam entrar ilegalmente nos Estados Unidos, na última semana. Os imigrantes foram apreendidos em dois grupos que saíram de Tijuana, no México, para chegar a San Diego, no estado americano da Califórnia.
De acordo com o Itamaraty, o Consulado-Geral do Brasil em Los Angeles monitora o caso "independentemente de sua situação imigratória, em conformidade com os tratados internacionais vigentes e com a legislação local". As informações são do jornal O Globo.
Os brasileiros foram encaminhados para uma unidade da Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) no dia 23 de julho. O órgão informou que tem tido dificuldade para se comunicar com os imigrantes que não falam inglês ou espanhol.
Ao todo, foram 224 pessoas detidas, já que, além dos brasileiros, o grupo continha imigrantes ilegais de Serra Leoa (4), Peru (4), Nepal (4), Nicarágua (2), Nigéria (2), Haiti (2), Gâmbia (1), Índia (1), Cuba (3 ), Romênia (8), Colômbia (8) e México (2).