Jaecoo 7 PHEV cresce nas vendas e incomoda rivais híbridos plugin
Híbrido se destaca pelo motor elétrico que amplia autonomia

A Omoda & Jaecoo lançou o Jaecoo 7 no Brasil posicionando-o diretamente contra os PHEVs médios mais vendidos, como BYD Song Plus/Pro, GWM Haval H6 e Caoa Chery Tiggo 7/8 PHEV. Mesmo em fase inicial, o modelo já mostra números consistentes: em agosto de 2025 foram 636 unidades emplacadas, metade do volume do Song Pro e cerca de um terço do H6. Atualmente, a marca opera com 60 concessionárias e projeta alcançar 80 até o fim do ano.
A Omoda Jaecoo é uma marca da Chery mas que não tem relação com a Caoa nem mesmo com a Changan, que será lançada pelo grupo, ou pela Jetour que terá atuação independente por aqui.
O Farol da Bahia esteve em um evento de apresentação do Jaecoo 7 no Haras Tuiuti, Autodromo particular no interior paulista, para divulgar a tecnologia híbrida aplicada aos seus motores.
A Eurovia é a concessionária que representa o grupo Omoda Jaecoo na Bahia com uma concessionária na capital.
Motor do Jaecoo 7 com 339cv
O Jaecoo 7 utiliza o sistema SHS (Super Hybrid System), composto por:
• Motor 1.5 turbo a gasolina, ciclo Miller, com 142 cv
• Motor elétrico de 204 cv
• Potência combinada: 339 cv
• Torque total: 52 kgfm
• Bateria: 18,3 kWh fornecida pela FinDreams (BYD)
Segundo a fabricante, o conjunto pode garantir autonomia combinada de até 1.200 km. Em um teste de longa distância, o SUV alcançou 24 km/l, chegando a aproximadamente 1.400 km de alcance real.
Comparado ao Tiggo 7/8 PHEV, o Jaecoo 7 é mais eficiente:
• Tiggo: motor 1.5 turbo flex (ciclo Otto), elétrico de 170 cv e bateria de 19 kWh
• Jaecoo: motor a gasolina mais otimizado, bomba de combustível eletrônica, injeção direta multinível e motor elétrico de 204 cv
Na prática, o SUV roda a maior parte do tempo apenas no modo elétrico, acionando o motor a combustão principalmente em rodovias ou quando exigido em acelerações fortes.
Estrutura e plataforma
O Jaecoo 7 é construído sobre a plataforma TX1 da Chery, também usada em Tiggo 7, 8 e 9, além de outros modelos do grupo. Contudo, todo o sistema mecânico é independente dos Tiggo, desde a calibração do motor térmico até a gestão da bateria e refrigeração dos propulsores elétricos.
Dimensões e características externas:
• Rodas de 18” com desenho aerodinâmico fechado
• Entre-eixos idêntico ao Tiggo 7
• Visual com grade vertical e perfil robusto
• Aerodinâmica otimizada para maior eficiência
Interior e tecnologia
A cabine aposta no minimalismo, com poucos botões físicos e telas digitais de alta resolução.
• Painel de instrumentos digital
• Central multimídia vertical com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay (com e sem fio)
• Câmera 540°
• Ajustes de regeneração de energia, recarga e travamento de portas
• Acabamento em couro e metais frios, com proposta de posicionamento premium
• Retrovisor interno com lente grande angular, útil para famílias
O espaço interno é amplo e funcional, com boa ergonomia para passageiros.
Impressões dinâmicas
Nos testes, o Jaecoo 7 apresentou comportamento estável em curvas, mesmo com restrição eletrônica de potência em situações mais agressivas. O desempenho superior é evidente quando os dois motores atuam juntos, entregando respostas rápidas e força suficiente para ultrapassagens em estrada.
Na aceleração o Jaecoo soma a potência de 339cv com silêncio e estabilidade. Nas curvas o controle de carroceria entra em ação mantendo o veículo dentro da trajetória e apesar das relações um pouco lentas da direção, entrega desempenho nas mais variadas situações
A ergonomia do carro agrada com boa altura do solo e rodas aro 18, ampla área envidraçada e direção com ajustes de altura e profundidade. Para uma condução tranquila, chama a atenção o silêncio a bordo e intervenção média dos controles de condução que incluem ADAS, leitor de placa, controle do veículo na faixa entre outros.
Preços e versões
O modelo é oferecido em duas configurações:
• Luxury – R$ 224.900
• Prestige – R$ 249.900 (versão avaliada)