Jaecoo 7 PHEV cresce nas vendas e incomoda rivais híbridos plugin

Híbrido se destaca pelo motor elétrico que amplia autonomia

Por Marcos Camargo Jr.
Às

Jaecoo 7 PHEV cresce nas vendas e incomoda rivais híbridos plugin

A Omoda & Jaecoo lançou o Jaecoo 7 no Brasil posicionando-o diretamente contra os PHEVs médios mais vendidos, como BYD Song Plus/Pro, GWM Haval H6 e Caoa Chery Tiggo 7/8 PHEV. Mesmo em fase inicial, o modelo já mostra números consistentes: em agosto de 2025 foram 636 unidades emplacadas, metade do volume do Song Pro e cerca de um terço do H6. Atualmente, a marca opera com 60 concessionárias e projeta alcançar 80 até o fim do ano. 

A Omoda Jaecoo é uma marca da Chery mas que não tem relação com a Caoa nem mesmo com a Changan, que será lançada pelo grupo, ou pela Jetour que terá atuação independente por aqui. 

O Farol da Bahia esteve em um evento de apresentação do Jaecoo 7 no Haras Tuiuti, Autodromo particular no interior paulista, para divulgar a tecnologia híbrida aplicada aos seus motores. 

A Eurovia é a concessionária que representa o grupo Omoda Jaecoo na Bahia com uma concessionária na capital. 

Motor do Jaecoo 7 com 339cv

O Jaecoo 7 utiliza o sistema SHS (Super Hybrid System), composto por:

    •    Motor 1.5 turbo a gasolina, ciclo Miller, com 142 cv

    •    Motor elétrico de 204 cv

    •    Potência combinada: 339 cv

    •    Torque total: 52 kgfm

    •    Bateria: 18,3 kWh fornecida pela FinDreams (BYD)

 

Segundo a fabricante, o conjunto pode garantir autonomia combinada de até 1.200 km. Em um teste de longa distância, o SUV alcançou 24 km/l, chegando a aproximadamente 1.400 km de alcance real.

 

Comparado ao Tiggo 7/8 PHEV, o Jaecoo 7 é mais eficiente:

    •    Tiggo: motor 1.5 turbo flex (ciclo Otto), elétrico de 170 cv e bateria de 19 kWh

    •    Jaecoo: motor a gasolina mais otimizado, bomba de combustível eletrônica, injeção direta multinível e motor elétrico de 204 cv

Na prática, o SUV roda a maior parte do tempo apenas no modo elétrico, acionando o motor a combustão principalmente em rodovias ou quando exigido em acelerações fortes.

Estrutura e plataforma

O Jaecoo 7 é construído sobre a plataforma TX1 da Chery, também usada em Tiggo 7, 8 e 9, além de outros modelos do grupo. Contudo, todo o sistema mecânico é independente dos Tiggo, desde a calibração do motor térmico até a gestão da bateria e refrigeração dos propulsores elétricos.

Dimensões e características externas:

    •    Rodas de 18” com desenho aerodinâmico fechado

    •    Entre-eixos idêntico ao Tiggo 7

    •    Visual com grade vertical e perfil robusto

    •    Aerodinâmica otimizada para maior eficiência

Interior e tecnologia

A cabine aposta no minimalismo, com poucos botões físicos e telas digitais de alta resolução.

    •    Painel de instrumentos digital

    •    Central multimídia vertical com espelhamento Android Auto e Apple CarPlay (com e sem fio)

    •    Câmera 540°

    •    Ajustes de regeneração de energia, recarga e travamento de portas

    •    Acabamento em couro e metais frios, com proposta de posicionamento premium

    •    Retrovisor interno com lente grande angular, útil para famílias

 

O espaço interno é amplo e funcional, com boa ergonomia para passageiros.

Impressões dinâmicas

Nos testes, o Jaecoo 7 apresentou comportamento estável em curvas, mesmo com restrição eletrônica de potência em situações mais agressivas. O desempenho superior é evidente quando os dois motores atuam juntos, entregando respostas rápidas e força suficiente para ultrapassagens em estrada.

Na aceleração o Jaecoo soma a potência de 339cv com silêncio e estabilidade. Nas curvas o controle de carroceria entra em ação mantendo o veículo dentro da trajetória e apesar das relações um pouco lentas da direção, entrega desempenho nas mais variadas situações 

A ergonomia do carro agrada com boa altura do solo e rodas aro 18, ampla área envidraçada e direção com ajustes de altura e profundidade. Para uma condução tranquila, chama a atenção o silêncio a bordo e intervenção média dos controles de condução que incluem ADAS, leitor de placa, controle do veículo na faixa entre outros. 

Preços e versões

O modelo é oferecido em duas configurações:

    •    Luxury – R$ 224.900

    •    Prestige – R$ 249.900 (versão avaliada)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.