• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Janeiro Branco: contato com a natureza pode trazer benefícios à saúde mental

Janeiro Branco: contato com a natureza pode trazer benefícios à saúde mental

Entre os ganhos está a redução dos níveis de ansiedade e estresse

Por Da Redação
Às

Janeiro Branco: contato com a natureza pode trazer benefícios à saúde mental

Foto: Divulgação

A pandemia fez disparar o número de casos de transtornos mentais e alertou o mundo para a importância do cuidado com a saúde. Durante o período de isolamento, algumas pessoas passaram a cultivar plantas em casa, uma medida simples capaz de aumentar o contato com a natureza e promover uma maior sensação de bem-estar. 

De acordo com o psicólogo Marcos Abraão Borges, especialista em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, a interação com a natureza desde a infância auxilia no desenvolvimento da função cognitiva. “Hoje em dia, no tratamento de crianças com algum transtorno de desenvolvimento, vemos uma presença maior de estimulações que colocam a criança em contato com a natureza, com o pé no chão, pé na areia, com as plantas”, esclarece o profissional de saúde.

Ter esse tipo de vivência no meio ambiente é importante não apenas na infância, mas também na vida adulta. Segundo o psicólogo, estudos demonstram que a interação com a natureza está associada à redução dos níveis de ansiedade, estresse e fadiga mental, ao aumento da performance acadêmica e da atenção nas atividades cotidianas, e à melhoria da autoestima e do humor.

Mesmo nas grandes cidades é possível alcançar esses benefícios frequentando parques ecológicos, jardins botânicos, praças arborizadas e a praia, por exemplo. Há, no entanto, quem busque uma experiência de maior imersão na natureza, fora dos centros urbanos. “A calmaria é algo que eu busco, diante dos agitos do dia a dia. Então lugares de vilarejo, com a pegada de Atins, Jericoacoara, entre outros no mesmo estilo, me proporcionam muito bem-estar”, conta a engenheira de produção Larisse Cunha. 

Em abril do ano passado, ela decidiu passar alguns dias no povoado Atins, que fica em Barreirinhas/MA, para descansar o corpo e a mente. “Eu pude me conectar com coisas simples, sair da zona urbana, da correria, dos trânsitos”, disse Larisse.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.