Janelas coloridas são capazes de gerar energia com luz interna e externa

Tecnologia gera energia até mesmo após o pôr do sol

[Janelas coloridas são capazes de gerar energia com luz interna e externa]

FOTO: Divulgação

Um estudo publicado na revista Polymer International apresentou janelas que geram eletricidade. Pesquisadores da Universidade Rice de Houston, no Estados Unidos, conseguiram construir uma vidraça colorida que podem redirecionais a iluminação externa e interna. 

A tecnologia já é utilizada há mais de 10 anos, mas a novidade apresentada foi um novo luminóforo feito por um polímero especial, o chamado "polímero conjugado", que é colocado entre dois painéis de acrílico transparente. Essa camada é responsável por absolver a luz e direcionar para as bordas do painel.

Os estudiosos criaram um protótipo de polímero conjugado, chamado de PNV (poli[naftaleno-alt-vinileno]), que é capaz, por enquanto, de absorver e emitir a luz vermelha, mas que brevemente absorverá luz de um variado gradiente de cores.

Os novos painéis mostraram uma eficiência na conversão de energia luminosa em eletricidade de até 2,9% no caso da luz solar direta, e 3,6% quando a exposição foi sob uma luz LED ambiente.

Outro ponto positivo é que as novas janelas funcionam interruptamente, ou seja, mesmo quando o sol de põe, elas continuam gerando energia. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Vitória da Conquista tem 'Feira Saúde Mais Perto' com serviços gratuitos]

Serviços como emissão de segunda via do RG e de antecedentes criminais de serão oferecidos

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!