Janja afirma ter desistido de desfilar na Sapucaí para evitar 'perseguição' a Lula e à escola de samba
Primeira-dama optou por permanecer no camarote durante desfile da Acadêmicos de Niterói, que homenageou o presidente Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR
A primeira-dama Janja Lula da Silva revelou nesta segunda-feira (16) que desistiu de desfilar na Marquês de Sapucaí, no domingo (15), para evitar uma eventual "perseguição" ao presidente Lula (PT) e à escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou o chefe do Executivo.
A decisão ocorreu após manifestações da oposição, que criticaram o desfile e anunciaram que irão recorrer a medidas judiciais. Antes do carnaval, o enredo da escola foi alvo de ao menos dez ações na Justiça e no Tribunal de Contas da União (TCU), sob a alegação de possível propaganda eleitoral antecipada.
Diante do cenário, o governo federal orientou autoridades a evitarem condutas que pudessem caracterizar irregularidades eleitorais. Havia uma previsão de que Janja participasse do desfile em um carro alegórico, mas ela permaneceu no camarote ao lado do presidente.
Em nota divulgada pelo Palácio do Planalto, a primeira-dama informou que esteve na concentração da escola para manifestar apoio, mas optou por não desfilar, mesmo diante de avaliação favorável quanto à legalidade da participação.
"Mesmo com toda segurança jurídica de que a primeira-dama, Janja Lula da Silva, poderia desfilar, diante da possibilidade de perseguição à escola e ao presidente Lula por receber uma das maiores honrarias que um brasileiro pode ter, que é ser homenageado por uma Escola de Samba, Janja optou por não desfilar para estar ao lado da pessoa que ela mais ama na vida", afirma a nota.
Na última quinta-feira (12), o Tribunal Superior Eleitoral negou pedido liminar para impedir o desfile, embora tenha alertado que eventuais excessos poderiam configurar crime eleitoral.
Após o desfile da Acadêmicos de Niterói, o Partido Novo anunciou que acionará a Justiça Eleitoral para solicitar a inelegibilidade de Lula, que é pré-candidato à reeleição.


