Jeep Renegade 2025 Longitude é "veterano" mas tem suas virtudes
Com motor 1.3 turbo T270 é mais potente do que concorrentes mas visual pesa contra

O Jeep Renegade já foi líder do segmento de modelos compactos. Lançado em 2015 liderou entre os SUVs compactos até 2020 e inovou ampliando as opções para motor diesel 4x4, versões para PCD e com apelo esportivo mais equipado. Hoje o Renegade está longe de liderar mas só em 2024 suas vendas voltaram a creser e só neste ano foram mais de 3% mais clientes para o longevo crossover. O Farol da Bahia avaliou a versão Longitude com pacote Night Eagle, que não é a topo de linha, mas conta com bons equipamentos, motor 1.3 T270 de até 176 cv e atualmente é vendida por R$ 160 mil.
Motor e desempenho
O Renegade Longitude Night Eagle vem equipado com o motor 1.3 T270 turbo flex, com 176 cv e torque de 27,5 kgfm, aliado ao câmbio automático de seis marchas. A turbina conta com geometria variável e injeção direta.
Na suspensão, há sistema independente McPherson na dianteira e Multilink na traseira, solução que contribui para estabilidade em curvas e absorção de irregularidades.
De acordo com o Inmetro, o consumo do Renegade é de 7,7 km/l na cidade e 9 km/l na estrada com etanol, enquanto na gasolina os números sobem para 11 km/l em uso urbano e 12,8 km/l em rodovias. V
Vale lembrar que entre os rivais, apenas os Honda HR-V, que tem até 177 cv, e Hyundai Creta 1.6 turbo, que tem 193 cv, superam em potência. Inclusive, ambos foram atualizados recentemente, sendo que o modelo sul-coreano passou por mudanças visuais mais profundas, enquanto o utilitário esportivo japonês teve alterações discretas no desenho.
Medidas e espaço interno
O modelo tem 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,71 m de altura e 2,57 m de entre-eixos. Os números permitem bom aproveitamento do espaço para passageiros, mas o porta-malas de 385 litros fica abaixo de alguns concorrentes diretos, sendo um tendão de aquiles do Jeep Renegade desde o lançamento.
Conforto e tecnologia
Na versão Longitude, de R$ 159.990, o Renegade oferece bancos e volante revestidos em couro, chave presencial com partida remota, ar-condicionado digital dual zone, carregador de celular por indução e central multimídia de 8,4” compatível com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
O painel digital é de 7” e há piloto automático, além de entradas USB convencionais e tipo C.
Já com o pacote opcional Night Eagle, com acréscimo de R$ 1.000, adiciona rodas aro 18 escurecidas, pneus 225/55 e logotipos em tom preto.
Segurança e itens externos
O Renegade vem equipado com seis airbags, controles de estabilidade e tração, alerta de mudança de faixa, detector de fadiga, monitoramento da pressão dos pneus, reconhecimento de placas de trânsito, frenagem autônoma de emergência, assistente de partida em rampa e fixação Isofix.
Externamente, o SUV compacto inclui faróis e lanternas em LED, câmera de ré, rack de teto preto e cinco anos de garantia de fábrica.
Posicionamento no mercado
O Renegade concorre diretamente com Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker, Nissan Kicks e Hyundai Creta. Em 2025, o T-Cross lidera as vendas do segmento com mais de 53 mil unidades, seguido pelo Creta com mais de 39 mil emplacamentos.
Portanto, para não ver os rivais abrirem ainda mais vantagem nas vendas, a Jeep já começou a testar no Brasil uma nova atualização do Renegade, que trará sistema híbrido e mudanças visuais.
Vale a pena?
Mesmo com dez anos de mercado, o Renegade ainda figura entre os SUVs compactos mais vendidos no Brasil, uma vez que mantém desempenho consistente, bom pacote de equipamentos e recursos de segurança competitivos. Entretanto, o porta-malas reduzido e o projeto mais antigo já sinalizam a necessidade de renovação, que deve ocorrer em breve com a chegada da versão híbrida.
Desta forma, o SUV hoje aposta na famosa relação "custo benefício" ao oferecer motor mais potente que a média ao mesmo preço dos modelos 1.0turbo. Pesa contra a idade do projeto, o visual já bem conhecido e o alto consumo mas algo a ser pesado na hora de comparar o Renegade com um universo de Hyundai Creta, Nissan Kicks, Chevrolet Tracker para citar só os mais vendidos.