Jerônimo Rodrigues diz que categorias não ficarão abaixo do salário mínimo com reajuste sancionado
Governador afirmou que contas do Estado serão reavaliadas caso Lula conceda aumento mais amplo em 2026

Foto: Farol da Bahia
O governador Jerônimo Rodrigues afirmou nesta segunda-feira (8) que nenhuma categoria do funcionalismo público da Bahia ficará abaixo do salário mínimo com o reajuste sancionado para servidores estaduais. A declaração foi dada durante a solenidade de sanção da lei que concede reajuste a servidores e cria novos cargos em diferentes áreas do Estado, realizada no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia.
Jerônimo comentou a possibilidade de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciar um reajuste maior no próximo ano. “A gente ouviu que o presidente Lula quer fazer um aumento mais forte, mais simbólico no salário do ano que vem. Então é possível, e eu vou torcer para isso, que o Lula dê um aumento salarial, realmente para a gente começar a mover não só na composição do salário, na recomposição, mas no ganho real”, disse.
"Algumas categorias poderão ficar descoberta, porque poderão ficar abaixo do mínimo. Mas isso aqui que nós estamos fazendo, todas as categorias não ficarão abaixo do salário mínimo, nenhuma. Nem aquelas que estavam padecendo, que é o caso do corpo técnico das universidades", reafirmou.
Segundo o governador, se o governo federal conceder aumento além do previsto, a Bahia terá de reavaliar suas finanças. “Se acontecer um aumento acima daquilo que nós preveníamos aqui, nós vamos ter que sentar, fazer a conta, ver o que fazemos no ano que vem. Isso a gente não vai abrir mão disso.”
Ele destacou ainda que o equilíbrio entre investimentos e reajustes precisa ser mantido. “Não é só parar a máquina para dizer: ‘Agora aqui é salário’. Não é. A conta vai sendo equilibrada daqui e dali, dosando. Todo elemento aqui deste movimento aqui é o ganho real.”