João Dória anuncia que SP voltará a ter restrições para conter a Covid-19
Durante campanha eleitoral, o governador negou retomada de medidas mais restritivas

Foto: Reprodução/Notícias de Mogi
Nesta segunda-feira (30), o governo de São Paulo anunciou que todas as regiões do estado deverão regredir à Fase Amarela do plano de regras para endurecimento ou flexibilização das medidas restritivas relacionada a pandemia da Covid-19. A decisão tomada pelo governador João Doria (PSDB), foi motivada por conta do aumento no número de casos confirmados nas últimas semanas. Durante campanha eleitoral, Doria negou a retomada de medidas mais restritivas (veja abaixo).
Até então, o discurso das autoridades do governo estadual era de cautela nas ações de enfrentamento, alegando a necessidade de ganhar tempo para interpretar os dados represados devido a uma pane no sistema do governo federal. A maioria das medidas restritivas deve acontecer em relação a bares, restaurantes e cinemas.
Com a mudança de fase, esses estabelecimentos e mais academias, salões de beleza e parques podem continuar abertos, mas terão mais restrições de funcionamento. Os estabelecimentos perdem 2 horas de abertura, e poderão funcionar por 10 horas.
Nos casos de atividades culturais, como cinemas e museus, a autorização de funcionamento é apenas na fase verde. Portanto, com o retorno à fase amarela, há a possibilidade de os locais terem que interromper as atividades novamente.