Joe Biden pode escolher general negro para comandar o Pentágono nos EUA
Lloyd J. Austin III será o primeiro negro no cargo

Foto: Pablo Martinez Monsivais/Arquivo/Reuters
O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, deve escolher o general Lloyd J. Austin III, 67 anos, para o cargo de Secretário de Defesa, segundo informações da imprensa local. Caso seja confirmada a escolha, o militar será o primeiro homem negro a chefiar o Pentágono na história. Ainda de acordo com a imprensa local, o general precisa ter o nome aprovado pelo Congresso.
Nos EUA, a lei estabelece que militares precisam passar por sabatina caso tenham saído da ativa em no máximo sete anos, Austin foi para a reserva há quatro anos. O militar se notabilizou durante a Guerra do Iraque, da qual participou desde o início, em 2003. Austin se aproximou de Joe Biden em 2008, quando o democrata foi eleito vice-presidente na chapa de Barack Obama. Em 2013, ele assumiu o Comando Central dos EUA, e foi responsável por desenhar a estratégia de combate aos terroristas do Estado Islâmico na Síria e no Iraque.
Apesar da recusa do atual presidente dos Estados Unidos, presidente Donald Trump, em admitir a derrota nas eleições de novembro, o democrata Joe Biden segue nomeando os novos integrantes do gabinete do governo americano. Na última segunda-feira (7), o democrata escolheu um latino-americano para chefiar a Secretaria de Saúde, cargo essencial neste cenário de pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.