Jogador francês é considerado culpado por chantagear ex-colega de equipe com vídeo íntimo

O Tribunal de Versalhes condenou Benzema a um ano de prisão e pagamento de multa no valor 75 mil euros

[Jogador francês é considerado culpado por chantagear ex-colega de equipe com vídeo íntimo]

FOTO: Quality Sport Images/Getty Images

O Tribunal de Versalhes julgou como culpado o atacante francês Karim Benzema, do Real Madrid, por chantagear o ex-colega da equipe Mathieu Valbuena com um vídeo sexual. O jogador foi condenado a um ano de prisão, mas com suspensão condicional da pena. Além disso, foi condenado a pagar 75 mil euros de multa (cerca de R $ 470 mil). A sentença foi divulgada nesta quarta-feira (24). 

Benzema foi uma das cinco pessoas julgadas no mês passado pela tentativa de extorsão do francês Mathieu Valbuena. O caso foi considerado um escândalo na comunidade do futebol na França e acarretou na exclusão dos dois jogadores de convocações à seleção do país.

O Tribunal considerou que uma conversa de Benzema com Valbuena em um campo de treinamento em 2015 foi uma intervenção "deliberada" do jogador para que o companheiro de equipe entrasse em contato com chantagistas para evitar a divulgação de um vídeo íntimo.

Benzema teria pressionado Valbuena a pagar os chantagistas, com os quais o atacante do Real Madrid conspirou para agirem como intermediários, segundo os promotores. O jogador segue negando as acusações e alegou que estava tentando ajudar o colega a se livrar da gravação comprometedora.

Mesmo após ter sido considerado culpado no processo penal, Benzema está de volta à seleção francesa. Em entrevista ao jornal francês "Le Parisien", o presidente da Federação de Futebol do país, Noel Le Graet, afirmou que a presença do atacante não é afetada pelo desfecho do caso, a menos que ele seja impedido de atuar.

Entenda o caso

O caso envolvendo os jogadores teve início em 2015. Na época, Valbuena pediu que um homem na cidade de Marselha, identificado como Axel Angot, carregasse os arquivos de seu celular para um novo dispositivo. Angot encontrou as imagens com conteúdo sexual no telefone e, juntamente com Mustapha Zouaoui, outro réu no julgamento, tornaram o conteúdo público.

Consta no processo que Valbuena recebeu uma ligação anônima sobre o vídeo quando estava no campo de treinamento da seleção francesa. A pessoa dizia querer "fazer um acordo" com ele por conta do vídeo, mas só o faria se o jogador nomeasse "um intermediário de confiança".

Valbuena não aceitou a proposta e registrou uma queixa. Um policial disfarçado começou a participar da negociação em nome dele. Ele afirma ter recebido novas ligações e mensagens de uma pessoa anônima, reiterando a necessidade de um intermediário. Nesse meio tempo, os chantagistas entravam em contato com um amigo de infância de Benzema, Karim Zenati, que faria a ponte com Valbuena.

Benzema é acusado de orientar o amigo sobre como ele deveria negociar diretamente com o colega de seleção. Na época, durante uma ligação com Zenati, grampeada pela polícia, afirmou: "Ele não está levando a sério". Zenati respondeu: "Estamos aqui para resolver isso; se ele não quiser, terá que lidar com as piranhas". O jogador do Real nega as acusações e afirma que apenas "queria ajudar um amigo sem causar dano a Valbuena".


Comentários