Jogos de Tóquio: Medidas anti-Covid começam a ser testadas
Pesquisa aponta que voluntários estão preocupados

Foto: Divulgação / Comitê Tóquio 2020 / Shugo Takemi
Os organizadores dos Jogos de Tóquio começaram nesta quarta-feira (20), testar medidas anti-Covid que podem ser implementadas para controle dos espectadores no ano que vem. Para garantir a segurança da competição, os organizadores investem em diferentes tecnologias usadas para monitorar a temperatura corporal, que vão desde o termômetro sem contato e câmeras termográficas e uma espécie de adesivo com cristais líquidos.
Os testes foram feitos no Tokyo Big Sight, um centro de convenções que servirá de base para a imprensa durante os Jogos. Dentre as tecnologias inovadoras, está o adesivo que é colado no pulso do torcedor e contém cristais líquidos sensíveis ao calor, que podem detectar imediatamente se a pessoa que usa está ou ficar com febre. “Nosso objetivo é demonstrar o que estamos fazendo na direção da segurança e na proteção das Olimpíadas – disse o diretor executivo do escritório de segurança de Tóquio”, disse Tsuyoshi Iwashita.
Com o objetivo de evitar aglomeração, foram colocados adesivos no chão para controlar distanciamento social e pedidos para que os espectadores levassem às arenas apenas o indispensável. A simulação aconteceu no mesmo dia em que foi divulgada uma pesquisa com voluntários que trabalharão nos Jogos de Tóquio por toda a cidade, recrutados pela prefeitura.
Segundo os dados, 79% dos que responderam ao questionário estão preocupados com o trabalho no contexto da pandemia. Ao todo 49,3% disseram que o coronavírus impactou negativamente a motivação deles para trabalhar nos Jogos. E 76.7% disseram que querem receber treinamento sobre como se proteger tanto do coronavírus quanto para uma provável onda de calor na cidade durante o evento. 58.6% afirmaram que querem estar preparados para situações de emergência como utilizar um desfibrilador.