• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Jorge Messias agradece indicação de Lula ao STF e reafirma compromisso com a Constituição

Jorge Messias agradece indicação de Lula ao STF e reafirma compromisso com a Constituição

Indicação de Messias para a vaga de Barroso na Corte ocorreu nesta quinta-feira (20)

Por Da Redação
Às

Jorge Messias agradece indicação de Lula ao STF e reafirma compromisso com a Constituição

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, divulgou nesta quinta-feira (20) uma nota pública em que agradece ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela indicação ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele foi escolhido para ocupar a vaga aberta com a saída do ministro Luís Roberto Barroso.

Em nota, Messias afirma receber “com honra” a indicação e agradece as manifestações de apoio. Ele declara que, caso seja aprovado pelo Senado, pretende retribuir a confiança com “dedicação, integridade e zelo institucional”.

“Com fé e humildade confiadas às Senadoras e aos Senadores da República, buscarei demonstrar o atendimento aos requisitos constitucionais necessários ao exercício desta elevada missão de Estado”, escreveu. O indicado também reafirmou seu compromisso com a Constituição, o Estado Democrático de Direito e “os relevantes deveres e responsabilidades da Magistratura nacional”.

A escolha de Lula contraria interesses de ministros do STF  como Gilmar Mendes, Flávio Dino e Alexandre de Moraes e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que defendiam o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

A decisão também ignora pressões de grupos políticos e jurídicos para que fosse indicada uma mulher, o que ampliaria a diversidade racial e de gênero no tribunal. Atualmente, Cármen Lúcia é a única ministra entre os dez integrantes ativos, à espera do nome que completará a composição da Corte.

Confira:

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário