Jornal afirma que Biden considera enviar doses da vacina da AstraZeneca para o Brasil
Plano de imunização da população americana pode afetar doação de doses

Foto: Reprodução/InfoMoney
Funcionários do governo americano discutem internamente a possibilidade de repassar a outros países, incluindo o Brasil, milhões de doses da vacina produzida pela Universidade de Oxford em parceria com o laboratório AstraZeneca. O imunizante ainda não recebeu autorização para uso emergencial no país e, de acordo com as informações do New York Times, a possibilidade já é considerada pelas autoridades locais e pela própria AstraZeneca.
"Nós entendemos que outros governos entraram em contato com o governo americano para falar sobre a doação das doses da AstraZeneca, e pedimos ao governo americano para que considere esses pedidos", afirmou Times Gonzalo Viña, porta-voz do laboratório. Ainda de acordo com o New York Times, o governo americano rejeitou os pedidos até agora, mas Viña garante que as conversas, inclusive sobre o Brasil, estão em andamento.
No começo da semana, a Folha de São Paulo revelou que governadores do Nordeste estudam pedir diretamente ao governo americano a liberação de 10 milhões de doses da vacina. Um dos fatores que podem travar as doações é o plano do governo Biden para intensificar o ritmo de vacinação no país. Segundo o presidente americano, até meados de maio o plano é ter doses suficientes para toda a população acima de 18 anos.