Jornalista Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Eleita com 20 votos, Miriam sucede o cineasta Cacá Diegue, que morreu em fevereiro deste ano

Por Da Redação
Às

Atualizado
Jornalista Miriam Leitão toma posse na Academia Brasileira de Letras

Foto: Reprodução/TV Globo

A jornalista e escritora Miriam Leitão tomou posse da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em uma cerimônia realizada na noite desta sexta-feira (8), no Rio de Janeiro (RJ). Após eleição feita em 30 de abril, com 20 votos entre 34 possíveis, Miriam se tornou a 12ª mulher a integrar a ABL.

A jornalista sucedeu à cadeira que antes pertencia ao cineasta Cacá Diegues, que morreu em fevereiro deste ano.

O acadêmico Antonio Carlos Secchin foi responsável pelo discurso de recepção. O evento teve uma comissão de entrada formada por Rosiska Darcy de Oliveira, Fernanda Montenegro e Lilia Moritz Schwarcz. 

Mirian recebeu o colar da academia, entregue pela acadêmica Ana Maria Machado, e o diploma, por Ruy Castro. Enquanto a comissão de saída foi formada por Carlos Nejar, Antonio Torres e Ailton Krenak.

Carreira de Miriam Leitão

Miriam Leitão começou a carreira no jornalismo em Vitória, no Espírito Santo. Aos 19 anos, grávida, foi presa e torturada, no período da ditadura militar, por ser militante do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Ainda sob ameaça, Miriam denunciou a tortura durante o julgamento e foi absolvida.

Trabalhou em veículos de destaque como Gazeta Mercantil e Jornal do Brasil, até entrar no Grupo Globo em 1991, onde se tornou colunista do jornal "O Globo", comentarista de economia e política na TV Globo, na Globo News e na Rádio CBN.

Miriam também é muito conhecida pela escrita, com mais de 16 livros publicados em diferentes gêneros, como não ficção, crônicas, romance e livros infantis. Ganhou o Prêmio Jabuti de "Livro do Ano de Não Ficção", com a obra "Saga Brasileira: A longa luta de um povo por sua moeda (2011)".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário