"Sexo & Funeral": um romance sobre destino, desejo e violência em Salvador
Lançamento da obra será realizado neste sábado (9), às 16h, no Pelourinho

Foto: Divulgação
O escritor Diógenes Moura apresenta ao público seu novo romance Sexo & Funeral, que será lançado neste sábado (9), às 16h, no Museu Eugênio Teixeira Leal, no Pelourinho, em Salvador. Em entrevista ao Farol da Bahia, ele definiu a obra como uma “antologia de destinos, desejo, violência e paixão”.
O livro foi inspirado no assassinato de um amigo do autor na capital baiana, no início da década de 1980. A narrativa tem como fio condutor o destino, acompanhada de uma sutil reflexão sobre o próprio ato de escrever.
Foto: Divulgação
Questionado sobre como transformou essa experiência dolorosa em literatura, Diógenes afirmou que vê o tema da “ausência” como parte do fluxo natural da existência humana.
“Para mim, vida e morte estão na mesma sintonia. Minha literatura sempre foi e será repleta de abismos: dói apenas o que é necessário doer”, explicou.
Personagens e título
Diógenes Moura contou que seu primeiro romance, Vazão 10.8 – A Última Gota de Morfina (2019), trazia apenas personagens reais, baseados em sua família e na morte da irmã Maura.
Em Sexo & Funeral, a trama transita entre realidade e ficção, com personagens que surgem e desaparecem rapidamente.
Sobre o título da nova obra, o autor explicou que ele surgiu “a partir da intimidade com o pensamento, da procura pelas palavras, do silêncio do tempo e das vozes, muitas vozes”.