• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Jovem artista da Paraíba é convidado para expor obras no Museu do Louvre

Jovem artista da Paraíba é convidado para expor obras no Museu do Louvre

Mateus Rosa é uma criança com espectro autista e pinta desde os 2 anos

Por Da Redação
Às

Jovem artista da Paraíba é convidado para expor obras no Museu do Louvre

Foto: Arquivo pessoal/Maria Eduarda Rosa

As obras de arte de um artista mirim paraibano irão colorir um dos museus mais renomados do mundo, o Museu do Louvre, em Paris. Nascido em Campina Grande, no Agreste da Paraíba, Mateus Rosa, de somente nove anos, se prepara para realizar o sonho de conhecer a capital francesa e ver as obras ganharem o mundo.

O garoto começou a pintar quadros quando tinha dois anos e sete meses, logo após receber o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foi através da arte que o jovem artista conseguiu enfrentar diferentes desafios e desenvolver habilidades.

"Ele era uma criança não verbal e a pintura foi o seu hiperfoco desde então. Ele já teve alguns outros, como o futebol, mas a arte permanece. Ela o ajudou a transpor muitas dificuldades. Foi através dela que ele começou a falar suas primeiras palavras, socializar e melhorar questões sensoriais e de seletividade alimentar. As terapeutas dele sempre utilizaram a arte para ajudá-lo a desenvolver", afirmou Maria Eduarda Rosa, mãe de Mateus ao G1.

A família de Mateus tem oferecido todo o suporte necessário para o desenvolvimento artístico de Mateus. Os quadros de autoria do jovem artista são compartilhados nas redes sociais e adquiridos por pessoas de todo o Brasil.

Maria Eduarda também afirmou que o convite para expor no Louvre surgiu nas redes sociais, por meio de uma galeria de arte de Paris, em maio deste ano.

"Uma seguidora do Mateus perguntou se poderia enviar o portfólio dele para uma galeria que ela conhecia em Paris. Depois desse contato, recebemos o convite", afirmou.

A confirmação do convite chegou por e-mail e isso entusiasmou Mateus. O jovem sonhava conhecer o local desde 2022 e até chegou a produzir um desenho onde descreveu o sonho.

"Desde pequeno, ele deseja que os quadros dele estejam nos museus e na casa das pessoas. Paris é um sonho desde 2022, que ele inclusive materializou em forma de desenho." disse a mãe de Mateus.

O sonho do jovem pintor está perto de se realizar. A exposição dos quadros em Louvre está agendada para ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de outubro. Conforme a mãe de Mateus, ele ainda não conseguiu dimensionar a grandiosidade do convite, mas faz da pintura "sua forma de expressão".

"Acredito que ele ainda não consiga dimensionar o que é expor em um local como o Louvre, e as portas que estão se abrindo para a arte dele. Para o Mateus, a pintura é a sua forma de expressão, tudo que ele não consegue nomear em palavras, ele coloca na tela", afirmou Maria Eduarda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário