Jovem de 19 anos morre em ação policial em Curaçá; familiares contestam versão da PM
A morte de Caíque aconteceu na última sexta-feira (5); PM afirma que houve um tiroteio e uma arma foi apreendida com a vítima

Foto: Reprodução/TV São Francisco
Um jovem de 19 anos, identificado como Caíque Santos Ferreira, morreu após ser baleado em uma ação policial na cidade de Curaçá, no norte da Bahia. Enquanto a Polícia Militar (PM) afirma que houve um tiroteio e uma arma foi apreendida com a vítima, os familiares contestam a versão e citam que Caíque não se envolvia em crimes, o que ocasionou em protestos nas ruas do município nesta segunda-feira (8).
A morte de Caíque aconteceu na última sexta-feira (5). A PM informou em nota que as equipes da 45ª Companhia Independente (CIPM) faziam rondas na região, quando avistaram um motociclista em "atitude suspeita". Na tentativa de abordagem, o condutor tentou fugir. Segundo os militares, o jovem desceu da moto em seguida e atirou contra os policiais, que reagiram.
Depois da troca de tiros, a PM diz que o jovem foi socorrido e encaminhado para um hospital da cidade, mas não resistiu. Foram apreendidos um revólver calibre 38 e porções de maconha com o rapaz.
Com o material levado à delegacia da região, o episódio foi registrado como "morte por intervenção policial".
Versão da família
Conforme a versão da família, contada para a TV São Francisco, Caíque voltava da casa da esposa, quando a motocicleta apresentou um defeito. O jovem tentava empurrar o veículo na tentativa de voltar a funcionar, quando foi surpreendido pelos agentes.
Os familiares afirmam que Caíque, que deixou um filho pequeno, era vaqueiro, estudava e trabalhava para sustentar a família. Por isso, eles reforçaram que o jovem nunca teve armas e nem usava drogas. O sepultamento ocorreu no sábado (6), na zona rural do município.
A Prefeitura de Curaçá emitiu uma nota de pesar sobre o ocorrido. Confira abaixo:
Neste momento de dor e saudade, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, rogando a Deus que conforte seus corações e conceda força para superar essa perda irreparável. Que a memória de Caique permaneça viva através do amor e das boas lembranças que deixou.