Jurista José Paulo Cavalcanti Filho é eleito o mais novo imortal da ABL
Escritor passa a ocupar a cadeira 39, que pertenceu ao ex-vice presidente da República Marco Maciel

Foto: Divulgação
O jurista e escritor, José Paulo Cavalcanti Filho foi eleito, nesta quinta-feira (25), para a cadeira 39 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Formado pela Faculdade de Direito do Recife, o advogado, de 73 anos, tem livros publicados em 12 países, entre os quais "Fernando Pessoa — Uma quase autobiografia" (2011). Cavalcanti Filho ocupará a cadeira que pertenceu ao ex-vice presidente da República Marco Maciel.
Cavalcanti é o quarto nome escolhido nas últimas semanas para substituir acadêmicos que morreram nessa pandemia. Entre os nomes já eleitos estão o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, a atriz Fernanda Montenegro, e o cantor e compositor Gilberto Gil.
Agora, resta somente a cadeira 2, que foi ocupada por Tarcísio Padilha, e que terá o novo nome elegido em 16 de dezembro. Dez pretendentes disputam a vaga: Sérgio Bermudes, Gabriel Chalita, Eduardo Giannetti da Fonseca, Sâmia Macedo, Antônio Hélio da Silva, José Humberto da Silva, Eloi Angelos Ghio D'Aracosia, Jeff Thomas, José William Vavruk e Joana Rodrigues Alexandre Figueiredo.