Juros e inadimplência cresceram em novembro, afirma BC

Juros para crédito livre subiu para 44,1% ao ano, e é o maior patamar de juros desde agosto de 2017

Por Da Redação
Às

Juros e inadimplência cresceram em novembro, afirma BC

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

As taxas de juros e a inadimplência cresceram no Brasil em novembro, afirmou o Banco Central (BC), nesta terça-feira (27). Segundo dados, a taxa média de juros para crédito livre subiu para 44,1% ao ano em novembro e é o maior patamar de juros desde agosto de 2017, quando a taxa era de 45,6%.

De acordo com o BC, este patamar de novembro é 1,4 ponto percentual (p.p.) a mais que em outubro e de 10,4 p.p. em relação ao valor de novembro de 2021, quando a taxa era de 33,7% ao ano. E a taxa de inadimplência está em 4,3%, o patamar mais elevado desde junho de 2018, quando era de 4,4%. O indicador cresceu 0,1 p.p. em relação a outubro deste ano, quando era de 4,2%.

O aumento no custo dos juros acompanha a alta da taxa básica, a Selic. Para controlar a inflação, o Banco Central iniciou, a partir de março de 2021, um movimento de elevação da Selic, que passou para 2,75% ao ano, e atualmente está fixada em 13,75% ao ano.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.