• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Justiça da Bahia vai agilizar pagamento de acordos de planos econômicos

Justiça da Bahia vai agilizar pagamento de acordos de planos econômicos

Ação busca ressarcir perdas na poupança ocasionadas pelos Planos Bresser, Verão e Collor II

Por Da Redação
Ás

Justiça da Bahia vai agilizar pagamento de acordos de planos econômicos

Foto: Divulgação

Devido à homologação pelo Supremo Tribunal Federal (STF) de um acordo firmado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Advocacia-Geral da União (AGU), Banco Central (Bacen), Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e Frente Brasileira pelos Poupadores (Febrapo), acerca dos planos econômicos Bresser de 1987; Verão de 1989; e Collor II de 1991, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realiza a Semana da Poupança. De segunda (27) a sexta-feira (31), o órgão comanda um mutirão processual de negociação, referente ao ressarcimento por perdas na poupança ocasionadas pelos planos citados acima.

A ação acontecerá das 8 às 18 horas nas dependências do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) das Varas de Relação de Consumo e Cível. A unidade fica no edifício Professor Orlando Gomes, anexo ao Fórum Ruy Barbosa. Segundo informa a assessoria de imprensa do TJBA, o atendimento externo no Cejusc fica suspenso durante o período da atividade.

Em março de 2018, o plenário do Supremo referendou, por unanimidade, uma decisão monocrática do ministro Ricardo Lewandowski, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 165, que homologou o acordo celebrado entre instituições financeiras e poupadores em torno da disputa sobre os planos econômicos anteriormente citados.

Estes mutirões presenciais, em parceria com a Febraran, já acontecem na Bahia desde outubro do ano passado. “O mutirão é uma alternativa para casos identificados previamente pelos bancos como de fácil adesão ao acordo. Os bancos esperam atender cerca de 5 mil poupadores ao longo do mês de maio”, afirma o órgão da justiça baiana. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander participam da iniciativa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário