Justiça determina fechamento de comércio não essencial de Itabuna
O comércio não essencial está aberto desde do dia 9 de julho

Foto: Agência Brasil
A Justiça determinou nesta segunda-feira (27), o fechamento imediato do comércio não essencial na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, para conter a disseminação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A medida foi estabelecida pela 1ª Vara da Fazenda Pública da cidade, após pedido feito pelo Ministério Público da Bahia. Em Itabuna, o comércio não essencial está aberto desde do dia 9 de julho.
Itabuna é a terceira na Bahia com mais casos registrados da Covid-19 na Bahia: 4.926 casos, ficando atrás apenas de Salvador (52.236) e Lauro de Freitas (7.215). Até o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), Itabuna contabilizava 111 mortes pela doença.
Na ação, a Justiça determinou ainda que a prefeitura adote as medidas de flexibilização das regras de distanciamento social e das restrições ao funcionamento da atividade econômica e comercial por meio de fases, com base em estudos técnico-científicos de avaliação de risco, como variação do número de mortes e taxa de casos positivos da Covid-19.
A Justiça ainda determinou uma multa de R$ 50 mil por dia, em caso de descumprimento.