• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Justiça determina que União transfira pacientes do AM que podem morrer por falta de oxigênio

Justiça determina que União transfira pacientes do AM que podem morrer por falta de oxigênio

Governo Federal e do Amazonas devem se manifestar em até 24h

Por Da Redação
Às

Justiça determina que União transfira pacientes do AM que podem morrer por falta de oxigênio

Foto: Divulgação | FAB

A Justiça Federal determinou que a União permita a transferência de todos os pacientes da rede pública de Manaus, no Amazonas (AM), que possam morrer por causa da falta de oxigênio.

Atualmente, Manaus enfrenta um colapso no sistem de saúde por causa do aumento de internações pela covid-19, o que gerou uma escassez de cilindros de oxigênio. Segundo o governo do Amazonas, até a quinta (14), 235 pacientes com covid-19 foram transferidos para outros estados.

Na determinação, a Justiça deu um prazo de 24 horas para manifestação do Governo Federal e do Governo do Amazonas.

No documento, a Justiça afirma que a União terá que cumprir a decisão da transferência dos pacientes "devendo encaminhá-los para outros estados com garantia de pagamento de TFD (tratamento fora domicílio), deixando no Amazonas apenas o quantitativo que possa ser atendido nos hospitais públicos com a reserva ainda existente".

Segundo último boletim da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, mais de 223 mil pessoas foram infectadas pela doença e mais de 5,9 mil morreram. Ao todo, há 1.581 pacientes internados com Covid no estado, sendo 518 em leitos de UTI.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário