Kamala Harris viaja à Polônia para tratar fornecimento de caças à Ucrânia
Governo polonês anunciou que deixaria jatos soviéticos à disposição dos ucranianos

Foto: Reprodução/Casa Branca
Com o objetivo de debater sobre o fornecimento de caças à Ucrânia, a vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, viajou para a Polônia nesta quarta-feira (9). Ela deve se encontrar com a liderança do país na próxima quinta-feira (10) para tentar reunir apoio internacional e tranquilizar um dos aliados mais orientais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
No entanto, a missão é complicada pela questão dos jatos da era soviética, que a Ucrânia está solicitando para sustentar sua luta contra a Rússia. A proposta da Polônia de primeiro transferir a propriedade das aeronaves MiG-29 para os Estados Unidos pegou os funcionários do governo Joe Biden desprevenidos e foi rejeitada pelo Pentágono.
Na última terça-feira (8), a Polônia anunciou que está pronta para posicionar todos os caças MiG-29 de forma imediata e gratuita na Base Aérea de Ramstein, na Alemanha, da Força Aérea dos EUA. Os aviões serão colocados à disposição de Washington para fornecê-los à Ucrânia, de acordo com uma declaração do Ministério das Relações Exteriores do país. Os Estados Unidos, por sua vez, não foram consultados antes da declaração sobre a prontidão para transferir jatos para os EUA na Alemanha.


