Kia Sportage recebe 5 estrelas no LATIN NCAP
SUV médio recebe melhor pontuação de segurança

O Kia Sportage vendido no Brasil e produzido na Coreia do Sul, EUA e Eslováquia manteve as cinco estrelas no teste independente do Latin NCAP. O SUV médio (compacto em alguns países) manteve a boa avaliação ao oferecer diversos itens de segurança como seis airbags e sistemas de auxílio à condução.
O Kia Sportage já teve notas inferiores em outras avaliações do órgão independente mas vem aprimorando sua qualidade técnica e segurança e repete o bom desempenho obtido no caso do Kia K4.
O Sportage, que oferece seis airbags, ESC padrão e ADAS opcionais, obteve 89,81% em Ocupante Adulto, 91,84% em Ocupante Infantil, 70,93% em Proteção a Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias e 98,22% em Assistência à Segurança. O Sportage foi avaliado pela primeira vez em 2021 com dois airbags frontais de série. O fabricante o atualizou para seis airbags de série e ESC, oferecendo voluntariamente o modelo para o teste, e obteve três estrelas.
Naquela época, o Sportage oferecia ADAS opcionais, mas o volume de disponibilidade não era suficiente para obter pontos. Em 2025, a Kia introduziu uma versão com design renovado, juntamente com atualizações de segurança, como aviso de cintos de segurança traseiros, ancoragens i-Size, desativação do airbag do passageiro e maior disponibilidade de tecnologias ADAS, cumprindo os requisitos do Latin NCAP. O Kia Sportage atualizado foi avaliado por decisão voluntária do fabricante. O resultado é válido para todos os Kia Sportage vendidos na região com motor de combustão interna e híbrido elétrico apenas, e para unidades a partir do número de VIN KNAPU81DBT7419666 e data de produção de 17 de março de 2025.
O Sportage foi avaliado em impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical, proteção a pedestres e ESC em 2022. Em 2025, a proteção a pedestres foi reavaliada após a atualização, confirmando seu desempenho. Foi realizada uma análise adicional em uma versão híbrida e também foram avaliadas todas as tecnologias ADAS, como AEB VRU, AEB Cidade e Interurbano, Sistemas de Assistência de Faixa (LSS) e Detecção de Ponto Cego (BSD). No teste frontal original em 2022, a estrutura apresentou desempenho estável e área dos pés instável.
A pontuação de proteção de ocupantes infantis melhorou após a padronização do interruptor de desativação do airbag do passageiro e das ancoragens i-Size. A proteção aos pedestres também melhorou como resultado da incorporação do AEB VRU, que atingiu quase a pontuação máxima. A área de Assistência à Segurança melhorou sua pontuação depois que o sistema de aviso de cinto se tornou padrão em todos os bancos traseiros, somado à pontuação completa de LSS, RED e BSD, bem como o AEB Interurbano, que atingiu quase a pontuação máxima.


