Laboratórios e farmácias indicam aumento de casos confirmados de Covid-19

Bahia aparece em 4º no ranking dos estados com maiores porcentagem de testes positivos

[Laboratórios e farmácias indicam aumento de casos confirmados de Covid-19]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Os laboratórios apontam que a busca por testes para Covid-19 vem aumentando em todo o Brasil. Segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), que representa estes estabelecimentos, o número de exames para detectar a Covid-19 realizados na primeira quinzena de novembro foi 30% maior do que nos últimos 15 dias de outubro. A preocupação é que o aumento de testagem vem acompanhado de um crescimento na taxa de positividade, ou seja, o percentual de exames que dão resultado positivo.

As farmácias também notaram alta no número de testes rápidos positivos. Em relação aos testes rápidos realizados em farmácias, a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) apontou  uma alta na taxa de resultados positivos em 16 estados, na semana de 2 a 8 de novembro, em relação à semana anterior. Os estados de Amapá (77,51%), Mato Grosso do Sul (59.84%) e Rondônia (42,17%) lideram o ranking. A Bahia aparecem 4º, com uma taxa de 29,31% de testes que apontaram positivo para o vírus.

Os especialistas afirmam que o aumento na procura dos testes rápidos nas farmácias pode ser explicado pela facilidade de acesso. Mas eles alertam para a confiabilidade desses resultados. "O mais importante é que pessoas que estejam apresentando sintomas busquem serviços de saúde para um diagnóstico feito por um profissional de saúde. Desta forma, terão exames diagnósticos e já o aconselhamento em relação ao prognóstico", diz Fernando Spilki, presidente da SBV (Sociedade Brasileira de Virologia).


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!