Laboratórios e farmácias indicam aumento de casos confirmados de Covid-19

Bahia aparece em 4º no ranking dos estados com maiores porcentagem de testes positivos

Por Da Redação
Ás

Laboratórios e farmácias indicam aumento de casos confirmados de Covid-19

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os laboratórios apontam que a busca por testes para Covid-19 vem aumentando em todo o Brasil. Segundo a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), que representa estes estabelecimentos, o número de exames para detectar a Covid-19 realizados na primeira quinzena de novembro foi 30% maior do que nos últimos 15 dias de outubro. A preocupação é que o aumento de testagem vem acompanhado de um crescimento na taxa de positividade, ou seja, o percentual de exames que dão resultado positivo.

As farmácias também notaram alta no número de testes rápidos positivos. Em relação aos testes rápidos realizados em farmácias, a Abrafarma (Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias) apontou  uma alta na taxa de resultados positivos em 16 estados, na semana de 2 a 8 de novembro, em relação à semana anterior. Os estados de Amapá (77,51%), Mato Grosso do Sul (59.84%) e Rondônia (42,17%) lideram o ranking. A Bahia aparecem 4º, com uma taxa de 29,31% de testes que apontaram positivo para o vírus.

Os especialistas afirmam que o aumento na procura dos testes rápidos nas farmácias pode ser explicado pela facilidade de acesso. Mas eles alertam para a confiabilidade desses resultados. "O mais importante é que pessoas que estejam apresentando sintomas busquem serviços de saúde para um diagnóstico feito por um profissional de saúde. Desta forma, terão exames diagnósticos e já o aconselhamento em relação ao prognóstico", diz Fernando Spilki, presidente da SBV (Sociedade Brasileira de Virologia).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário