Lançamentos de imóveis registram redução de 14,8% no primeiro trimestre do ano, aponta CBIC
A região Nordeste apresentou a maior queda no número de imóveis lançados

Foto: Agência Brasil
Por causa da crise gerada pela pandemia do novo coronavírus, os lançamentos de novos imóveis registraram uma redução de 14,8% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional). As informações foram coletadas em 118 municípios de 18 capitais brasileiras.
Segundo o CBIC, o setor vinha apresentando uma tendência de crescimento desde janeiro de 2018, mas, devido ao cenário de incertezas provocado pela pandemia, os números reduziram significativamente.
Na comparação com o quarto trimestre do ano passado, que apresentou um lançamento de 59.553 unidades habitacionais e considerado o melhor período em lançamentos dos últimos dois anos, houve queda de 69,1% no setor. Nessa comparação, as vendas caíram 27,2%.
Em relação às regiões, a maior queda no número de imóveis lançados foi no Nordeste, com um total de 2.361 unidades lançadas, o equivalente a 56,3% menos que no primeiro trimestre de 2019. Em seguida, vem a região Sul, com diferença de 29,1% (3.621 unidades). A Região Sudeste teve uma variação negativa pouco significante, de 2,4% (8.745 unidades).