• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Lei da Liberdade Econômica desobriga cerca de 4,5 milhões de trabalhadores de bater ponto

Lei da Liberdade Econômica desobriga cerca de 4,5 milhões de trabalhadores de bater ponto

Medida só é válida para empresa com menos de 20 funcionários

Por Da Redação, Agências
Às

Lei da Liberdade Econômica desobriga cerca de 4,5 milhões de trabalhadores de bater ponto

Foto: Reprodução

Após Medida Provisória (MP) da Liberdade Econômica ser sancionada, 4,5 milhões de trabalhadores brasileiros estão isentos da obrigatoriedade de bater o ponto eletrônico ou de ter o horário controlado pelas empresas. Tal medida acontece porque a MP passou a exigir o controle de horas só em casos de empresas cujo corpo de funcionários seja acima de 20 pessoas. 

De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais(Rais), 10% do estoque de 46 milhões de empregados formais no Brasil se viram livre da marcação de entrada e saída de 2018 sobre o total de empregos formais em empresas com 10 a 19 trabalhadores.

Dentre as mudanças propostas pelo projeto está a inclusão de 287 atividades econômicas na categoria de baixo risco, que não possui a necessidade de autorização para serem criadas, fim do (e-Social), que unifica o envio de dados de trabalhadores e de empregadores, será substituído por um sistema mais simples, de informações digitais de obrigações previdenciárias e trabalhistas, documentos públicos digitalizados terão o mesmo valor jurídico e probatório do documento original. Outro ponto importante é o que as partes de um negócio poderão definir livremente a interpretação de acordo entre eles, mesmo que diferentes das regras previstas em lei.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.