• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lei sancionada permite que todos os profissionais de saúde atendam por teleconsulta

Lei sancionada permite que todos os profissionais de saúde atendam por teleconsulta

Entre as regras estabelecidas pela legislação estão a autonomia e direito da recusa ao atendimento

Por Da Redação
Às

Lei sancionada permite que todos os profissionais de saúde atendam por teleconsulta

Foto: Marcello Casal JR/Agência Brasil

A Lei 14.510/22, que autoriza e conceitua a prática da telessaúde em todo o território nacional, foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro. A nova lei foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28).

Ao revogar a Lei 13.989/20, que permitiu a telemedicina na pandemia de Covid-19, a nova norma abrange todas as profissões da saúde regulamentadas.  Segundo o texto, será considerada telessaúde a modalidade de prestação de serviços de saúde à distância por meio de tecnologias da informação e da comunicação.

Por lei, o profissional de saúde terá autonomia e direito a recusa ao atendimento  na modalidade à distância pelo paciente e a confidencialidade dos dados. Além disso, os atos do profissional de saúde, quando praticados na modalidade telessaúde, terão validade em todo o território nacional.

De autoria da deputada Adriana Ventura (Novo-SP) e outros, o Projeto de Lei 1998/20 foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Pedro Vilela (PSDB-AL), que ampliou o texto original, antes restrito a médicos (telemedicina).

Dentre as sugestões sugeridas pelo Senado, apenas a inclusão no Estatuto da Pessoa com Deficiência nova competência para o Sistema Único de Saúde (SUS) foi acatada pelo Plenário da Câmara dos Deputados.

Com isso, o SUS deverá desenvolver ações para a prevenção de deficiências por causas evitáveis por meio do aprimoramento do atendimento neonatal, com oferta de ações e serviços de prevenção de danos cerebrais e sequelas neurológicas em recém-nascidos, inclusive por telessaúde.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário