Leilão do 5G acontecerá no Brasil com ao menos 17% dos domicílios sem internet

Empresas que vencerem disputa também deverão levar 4G e fibra óptica para mais cidades

[Leilão do 5G acontecerá no Brasil com ao menos 17% dos domicílios sem internet]

FOTO: Reprodução / Agência Brasil

O leilão do 5G, nova geração de internet móvel, está prestes a definir quais empresas vencerão no Brasil. Mas, segundo pesquisas recentes sobre o tema, cerca de 20% da população está desconectada. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, feita no 4º trimestre de 2019, 17,3% dos domicílios brasileiros não havia uso de internet. Eles foram divulgados em abril de 2021, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A edição mais recente da TIC Domicílios, divulgada em agosto de 2021, mostra que 19% da população não usava a internet. O levantamento é do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br).

A Pnad Contínua de 2019 indica ainda que os índices de população desconectada são maiores nas regiões Norte e Nordeste. O principal motivo para não haver internet nos domicílios desconectados é a falta de interesse na tecnologia.

De acordo com a Pnad Contínua de 2019, esta justificativa é apontada por 32,9% dos domicílios sem o serviço. A segunda causa para a falta de internet é o custo alto, apontado por 26,2% dos domicílios sem conexão.

Contrapartidas do leilão

As empresas vencedoras das quatro bandas ofertadas no leilão do 5G deverão cumprir contrapartidas, sendo que algumas delas têm o objetivo de ampliar a rede. Confira as principais:

Instalar antenas 4G ou superior em cidades e trechos de estradas definidos em portaria do Ministério das Comunicações é uma das exigências na faixa de 700 MHz;

Levar tecnologia 4G ou superior a municípios com menos de 30 mil habitantes e a outras localidades previstas no edital está entre as obrigações para a faixa de 2,3 GHz;

Levar fibra óptica a cidades sem essa infraestrutura e instalar rede de fibra óptica via fluvial na região amazônica estão entre as exigências da faixa de 3,6 GHz;

Levar internet móvel às escolas públicas de educação básica por meio de plano a ser desenvolvido pelo Ministério da Educação é uma contrapartida para vencedoras da faixa de 26 GHz.
 


Comentários