• Home/
  • Notícias/
  • Esportes/
  • Lenda da natação paralímpica morre aos 52 anos em Natal, no Rio Grande do Norte

Lenda da natação paralímpica morre aos 52 anos em Natal, no Rio Grande do Norte

Adriano enfrentava um sarcoma, tipo de câncer ósseo, e estava em tratamento desde 2024

Por Da Redação
Às

Atualizado
Lenda da natação paralímpica morre aos 52 anos em Natal, no Rio Grande do Norte

Foto: Divulgação/CPB

O ex-nadador Adriano Gomes de Lima morreu no último sábado (7), em Natal (RN), aos 52 anos. Considerado um dos maiores medalhistas paralímpicos da história do Brasil, o atleta tratava desde 2024 um sarcoma, tipo de câncer ósseo.

Ao longo da carreira, Adriano construiu um currículo expressivo em seis edições dos Jogos Paralímpicos. Ele conquistou um medalha de ouro, cinco de prata e três de bronze, com participações em Atlanta 1996, Sydney 2000, Atenas 2004, Pequim 2008, Londres 2012 e Rio 2016.

Em 2025, o ex-nadador foi homenageado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) durante as comemorações pelos 30 anos da entidade, em reconhecimento à sua contribuição para o desenvolvimento do paradesporto no país.

Na ocasião, Adriano destacou a evolução do esporte paralímpico brasileiro. “Eu comecei a nadar em 1993, dois anos antes da fundação do CPB, então faço parte dessa história. Não é por acaso que o Brasil está sempre entre os dez melhores nos Jogos Paralímpicos. Há um investimento muito importante no desenvolvimento do esporte paralímpico”, afirmou.

Adriano iniciou a trajetória na natação como forma de reabilitação após sofrer uma queda de um telhado durante uma obra, quando tinha 17 anos. O episódio marcou o início de uma carreira que o transformaria em referência do esporte paralímpico nacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.