Levantamento aponta que 58% dos brasileiros usa IA para realizar compras online
O estudo ainda mostrou que a Inteligência Artificial é utilizada em todas as etapas da compra

Foto: Imagem Ilustrativa. Créditos: Cottonbro Studio/ Pexels
Um levantamento realizado pela Bain & Company demonstrou que 58% dos consumidores brasileiros utilizam inteligência artificial (IA) para realizar compras online. Segundo o estudo, a ferramenta é utilizada em diferentes etapas na compra, a exemplo da comparação de valores, produtos, vendedores e sites.
“A pesquisa revelou que os consumidores enxergam valor no uso de IA em todas as etapas da jornada de compra, desde a busca de produtos até a decisão de compra e o pós-venda”, pontuou o sócio e líder da prática de varejo da Bain América do Sul, Gabriele Zuccarelli.
Além disso, este tipo de ferramenta também é utilizada na: pesquisa de produtos por imagem, antes da compra, o que representa 52% dos entrevistados; escolha de itens de acordo ao perfil, especialmente quando tem altos valores; e busca de instruções e recomendações, após aquisição do item.
Dentre os itens mais comprados com auxílio da IA estão os eletrodomésticos e eletrônicos (66%), casa e decoração (63%) e beleza e cuidados pessoais (63%).
Já em relação sobre quais ferramentas são utilizadas, 49% dos entrevistados afirmaram ter preferência por IA que já tem contato diário.
Um número um pouco menor de entrevistados (44%) afirmaram que usa tecnologias integradas ao navegador.
Os dados ainda apontam que 40% utilizam assistentes presentes nos próprios sites dos aplicativos e marcas e outros 39% nos marketplaces.


