Levantamento aponta que materiais plásticos são banidos em apenas sete estados brasileiros
Brasil é considerado como o 4º país maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia

Foto: Divulgação
Um levantamento realizado pela WWF-Brasil revelou que apenas sete, dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, possuem leis sobre o banimento de sacolas plásticas em estabelecimentos comerciais. Entre eles estão: Rio de Janeiro, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás e Maranhão.
O objetivo da ação é a redução de poluentes plásticos no meio ambiente, pois o tempo médio para o plástico se decompor é de 200 anos, além das consequências negativas para a natureza e para os seres vivos. Em comparação com a medida que veta a utilização de canudos plásticos, nove estados já adotaram a regra, como Rio de Janeiro, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.
De acordo com o levantamento, de 93 municípios com influência regional, 80 já adotou a nova lei.
Segundo dados divulgados pela WWF-Brasil no ano passado, o Brasil ocupa o 4º lugar como maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Os dados apontam que o Brasil produz 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano e recicla apenas 1,2%.