Levantamento aponta que vítima-padrão da Covid-19 no Brasil é homem, pobre e negro

Censo foi encomendado através da consultoria Lagom Data

[Levantamento aponta que vítima-padrão da Covid-19 no Brasil é homem, pobre e negro]

FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De acordo com dados do Sistema Sivep-Gripe, do OpenDataSUS, mantido pelo Sistema Único de Saúde, aponta que a vítima-padrão da Covid-19 no Brasil é pobre e parda na sua maioria homem e mais jovens do que em outros países do que em países como na Itália e Espanha. O censo foi encomendado através da consultoria Lagom Data. As informações são da revista Época.

Através do Sistema Sivep-Gripe, é possível verificar o que cada profissional da saúde escreveu na ficha de cada paciente infectado pelo novo coronavírus no Brasil.

Sexo, idade e localização são as informações mais completas nas fichas pesquisadas. Diante disso, 96% dos pacientes que morreram de Covid-19 após serem internados moravam em zonas urbanas e quase seis em cada dez eram homens.

Dentre as vítimas as quais a cor foi identificada, 61% constam como pardas e pretas, enquanto, segundo o IBGE, os pardos e pretos no país representam 54%. No Norte, 86% das vítimas eram pardas e pretas. No Nordeste, eram 82% dos mortos, mesmo sendo apenas 70% da população, de acordo com o IBGE.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!