Levantamento revela que 54% dos prefeitos brasileiros notam que moradores não seguem medidas sanitárias

No nordeste, percentual de noção sobre adoção de medidas sobe para 61%

[Levantamento revela que 54% dos prefeitos brasileiros notam que moradores não seguem medidas sanitárias]

FOTO: Fernanda Sunega/Fotos Públicas

Um levantamento feito pelo movimento Unidos pela Vacina e pela Locomotiva Instituto de Pesquisa apontou que, em 54% dos municípios brasileiros, a maioria da população não segue as medidas recomendadas pelos órgãos de saúde para a prevenção à Covid-19. Segundo o estudo, os gestores apontam que a obediência às orientações chega a apenas metade da população e no Nordeste, essa situação se mostra ainda mais crítica.

A pesquisa foi feita através de um questionário estruturado para os gestores municipais de saúde de 5.569 municípios brasileiros. Segundo o levantamento feito entre os dias 22 de fevereiro e 12 de abril por meio de entrevistas por telefone ou online, 98% dos entrevistados disseram ter adotado o uso de máscaras, 97% fizeram campanhas educativas para promover o distanciamento e 86% adotam medidas de restrições nos horários de funcionamento de estabelecimentos.

Os gestores de saúde apontaram que, em 14% das cidades, a grande maioria da população não adota as recomendações restritivas para o enfrentamento da pandemia. Na região Nordeste, no entanto, a porcentagem sobre a noção das autoridades sobe para 61%. Em apenas 1% das localidades, os entrevistados afirmaram que toda a população obedece às medidas recomendadas.

Ainda de acordo com os gestores, o principal desafio no atual momento da pandemia é a distribuição das vacinas. Para 47% dos entrevistados, esse é o maior problema. Outros 18% consideram a falta de profissionais da saúde como o maior empecilho no enfrentamento à pandemia. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!