Doença gengival facilita infecção do novo coronavírus no sangue, diz pesquisadores

Estudo aponta que desta forma, o vírus chega mais rápido aos pulmões

[Doença gengival facilita infecção do novo coronavírus no sangue, diz pesquisadores]

FOTO: Freepik

Pesquisadores do Reino Unido, África do Sul e Estados Unidos descobriram que o novo coroanvírus pode ter uma vantagem em indivíduos com acúmulo de placa dentária ou gengivite. O estudo foi publicado na terça-feira (20), no Jornal de Medicina Oral e Pesquisa Odontológica.  

A equipe observou que altas concentrações do coronavírus se movem da saliva para os pulmões das pessoas com doenças gengivais. Segundo o artigo, os vasos sanguíneos dos pulmões, ao invés das vias aéreas, são afetados inicialmente na covid-19, com altas concentrações do vírus na saliva e periodontite associadas a um risco aumentado de morte.

De acordo com o coautor do estudo, Iain Chapple, a escovação e uso de enxaguantes bucais são fundamentais para quem está com Covid-19 e para aqueles que não foram infectados com a doença.

"As doenças gengivais deixam as gengivas mais vazadas, permitindo que os micro-organismos entrem no sangue. Medidas simples — como escovação cuidadosa e escovação interdental para reduzir o acúmulo de placa bacteriana, juntamente com enxaguates bucais específicos ou mesmo enxágue com água salgada para reduzir a inflamação gengival — podem ajudar a diminuir a concentração do vírus na saliva e ajudam a mitigar o desenvolvimento de doenças pulmonares, além de reduzir o risco de evolução para covid-19 grave." 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!