• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Lewandowski aponta ligação entre metanol em bebidas e caminhões abandonados

Lewandowski aponta ligação entre metanol em bebidas e caminhões abandonados

Ministro da Justiça citou operação policial contra o PCC

Por Da Redação
Às

Lewandowski aponta ligação entre metanol em bebidas e caminhões abandonados

Foto: Lula Marques/Agência Brasil

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou, nesta terça-feira (7), que uma das linhas de investigação sobre os casos de metanol em bebidas alcoólicas envolve caminhões de combustível abandonados após uma megaoperação contra postos clandestinos ligados ao crime organizado.

Segundo o ministro, é fundamental saber se o metanol responsável pelas intoxicações é de origem vegetal ou mineral. “Se esse metanol tiver origem em combustíveis fósseis, trata-se de outra origem, é outra hipótese de investigação", afirmou o ministro após participar de reunião com representantes da indústria de bebidas, que estão preocupados com impacto no setor.

Lewandowski lembrou que a operação policial realizada no mês passado desarticulou um esquema de combustíveis ilegais ligado à facção criminosa PCC e resultou no abandono de vários caminhões. A hipótese é de que parte do metanol possa ter vindo desses veículos.

"Todos sabem que recentemente tivemos uma enorme ação de combate na área de combustíveis. E muitos caminhões foram abandonados depois desta operação e essa é uma hipótese que está sendo estudada, trilhada, acalentada pela Polícia Federal. Eventualmente até solicitarmos a cooperação do Ministério Público, um ramo especializado da defesa do consumidor exatamente para explorar essa vertente de uma ação criminosa, contra facção, pirataria, adulteração de alimentos e bebidas, que são crimes capitulados na legislação positiva brasileira”, afirmou. 

O governo criou um comitê informal para coordenar as ações de enfrentamento ao caso. De acordo com o ministério, ao menos 30 estabelecimentos são suspeitos de adulterar bebidas com metanol.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.